Último livro

 


Uma chave para o mundo secreto dos sonhos

É uma oportunidade única para decifrar os mistérios dos 36 livros lançados pela Colecção Geração. O “Guia de Leitura” reúne os artigos publicados nestas páginas sobre cada uma das obras.


 

‘Nautilus’, o primeiro submarino da fantasia e da História

O corajoso Professor Aronnax é o guia desta viagem pelas profundezas do mar no interior do primeiro submarino alguma vez imaginado. A patente do veículo, que também é chamado “monstro”, é do visionário Júlio Verne.


 

“Sandokan" - Um herói belo e corajoso

Nesta aventura de Emílio Salgari, “Sandokan, os Piratas da Malásia”, o escritor italiano volta a criar um herói que, apesar de “mais cruel do que os tigres da selva”, é um homem apaixonado e generoso. Demasiado humano.


 

"A Cabana do Pai Tomás"
O livro que levou ao fim da escravatura americana

O Pai Tomás é um santo, mas os militantes da emancipação negra dos anos 60 teriam preferido um herói.


 

(“Coração”) Henrique e as crianças bondosas de Edmundo de Amicis

O diário de um menino que conta uma colecção de histórias enternecedoras e comoventes, num universo de bondade e inocência.


 

A Túlipa Negra
Sobre a inveja e a ambição

Terá vivido no século XIII, gostava de vaguear pela floresta e prezava a liberdade. Foi imortalizado como “príncipe dos ladrões”.


 

"O mais famoso herói britânico"

Terá vivido no século XIII, gostava de vaguear pela floresta e prezava a liberdade. Foi imortalizado como “príncipe dos ladrões”.


 

"O melhor dos tempos, o pior dos tempos"

Romance histórico e melodrama, “História de Duas Cidades” está cheio de virtude, de vício e abnegação e de peripécias que só se espera encontrar num folhetim.


 

Edição especial de Natal

 


"Soldados, sereias e patos num jogo de fantasia"

“Contos de H.C. Andersen” é uma colectânea de 41 histórias, nem todas com um final feliz, assina-das pelo “pai dos contos de fadas modernos”. A edição antecipa o bicentenário do nascimento do escritor dinamarquês, que se comemora em 2005.


 

"Peter Pan, a criança centenária"

Vive na Terra do Nunca, tem uma amiga que é uma fada e é odiado por um pirata. Peter Pan é um rapazinho invulgar e o herói desta história, que já celebra 100 anos.


 

Mulherzinhas, americanas e independentes

Meg, Jo, Beth e Amy discutem a melhor forma de fazer caracóis com papelotes, mas também a independência da mulher americana. É o primeiro volume do clássico de Louisa May Alcott.


 

D’Artagnan
Um detective em acção


Um jovem fidalgo sonha ser mosqueteiro, mas acaba seduzido por uma espia do cardeal que conspira contra o rei de França e é também uma assassina. D'Artagnan é o protagonista desta história, escrita por Alexandre Dumas, e o melhor amigo de Athos, Porthos e Aramis


 

"Ovnis no Castelo de São Jorge" de Alice Vieira

Uma aventura vivida por três irmãos dá-nos conta do reboliço que era a corte de D. Afonso Henriques quando a peste grassava em Lisboa. Corria o ano de 1147 e só os pequenos sabiam o que mais ninguém imaginava. A viagem no tempo tem uma responsável: Alice Vieira.


 

Nos “submundos” da imaginação de Júlio Verne

Um rigoroso cientista recruta o seu céptico sobrinho e um guia islandês para entrarem na cratera de um vulcão extinto. Este é o caminho secreto para uma aventura impensável que Júlio Verne criou além dos limites científicos.


 

Bem-vindos à terra do "nonsense"

Na obra “Alice no País das Maravi-lhas”, de Lewis Carroll, é possível mudar o corpo de tamanho, encon-trar gatos e lagartas falantes, bem como escutar histórias sem pés nem cabeça. São prodígios de um mundo subterrâneo que nos seduz e espanta ao mesmo tempo.



 

"Aventuras de um aspirante a cavaleiro em busca de justiça"

“A Flecha Negra” tem lugar nos tempos da Guerra das Duas Rosas e é protagonizada pelo au-dacioso mas inexperiente Richard Shelton. A temida ir-mandade da Flecha Negra é um dos desafios que o jovem terá de enfrentar.


 

"Huckleberry Finn"

“Huckleberry Finn” pode ler-se a vários níveis. Se admite uma leitura como “livro de aventuras para rapazes”, rico em peripécias excitantes e episódios divertidos, permite também leituras mais complexas.


   

"15 NOVOS VOLUMES"

Quem nunca sonhou ser criança
para sempre e viver num mundo de
fantasia? Depois de um Verão cheio
de aventuras, a Colecção GERAÇÃO
PÚBLICO publica a partir da próxima
quarta-feira uma nova série de
histórias de encantar.


 

"Quando Ivanhoe e o Cavaleiro Negro Assaltam o Castelo de Reginaldo Cabeça de Boi"

No torneio de Ashby e no assalto ao castelo de Reginaldo Cabeça de Boi há duas personagens fulcrais: Ivanhoe e o misterioso Cavaleiro Negro. Walter Scott só a pouco e pouco vai revelando as identidades escondidas, numa acção situada na época de Robin dos Bosques e de Ricardo Coração de Leão


 

"A História de Um Fantasma com Medo"

Uma família americana chega ao Castelo de Canterville e o fantasma residente deixa de assustar para passar ele a ter medo. Muito medo. Por Diego Armés dos Santos


 

"A Maquina do Tempo"

O que faz de "A Máquina do Tempo" um marco é o facto de esta ser a primeira viagem no tempo decidida pela vontade do homem.


 

"Corsário Negro"

Quem ousaria enfrentar o duque de Wan Guld, o governador de Maracaíbo, uma das cidades mais importantes do golfo do México? Resposta: apenas o Corsário Negro, o famoso pirata da Ilha das Tartarugas, que jurou vingança pela morte dos seus dois irmãos, os corsários Verde e Vermelho.


 

"Oliver Twist"

Denúncia da insensibilidade dos homens e das instituições perante quem nasceu no berço errado. Para protagonista, Dickens escolheu uma criança; para cenário, uma cidade. É em Londres que Oliver vai encontrar o pior da sociedade britânica do séc. XIX.


 

"Os Cavaleiros da Távola Redonda"

O rei Artur é uma figura histórica ou o herói que deu corpo a uma lenda? Cabe ao leitor decidir – porque Artur é o símbolo da luta incessante do bem contra o mal, da luz contra as trevas.


 

"O Último Moicano"

Cora e Alice são filhas do comandante do Forte William Henry, escoltadas numa expedição pelos territórios inimigos até reencontrarem o pai.


 

"O Cão dos Baskervilles"

Nenhum policial seria bom se não houvesse por trás uma interessante história de amor.


 

As Aventuras de Tom Swayer

Tom Sawyer é o protótipo de tudo o que uma criança pode desejar: um líder, um rebelde, uma referência...um miúdo


 

Jack London,
o escritor-aventureiro


Jack London morreu aos quarenta anos de idade, a 22 de Novembro de 1916. Faleceu na mesma Califórnia onde tinha nascido em 1876, mas depois de ter dado várias voltas ao Mundo e de ter vivido nos locais mais exóticos do globo, das neves do Alasca às praias dos mares do Sul.


 

Descubra a Vingança Final do Conde de Monte-Cristo

Como um homem que foi preso injustamente por quase quinze anos pode vingar-se os seus traidores? De várias e cruéis maneiras. Em "O Conde de Monte-Cristo", de Alexandre Dumas (1802-1870), encontramos algumas sugestões.


 

“Tesouro Escondido na Ilha de Monte-Cristo ”

Um romance histórico? Um livro de aventuras? Uma história universal sobre a vingança? Um texto com traços biográficos? Uma parábola sobre a emancipação dos oprimidos? "O Conde de Monte-Cristo", de Alexandre Dumas (1802-1870), admite muitas definições. Ao longo desta obra escrita em 1845, dividida nesta edição em dois volumes com mais de 700 páginas cada um, há espaço para tudo isso e muito mais.


 

Aventure-se no Deserto Rumo às Minas de Salomão

Será possível descobrir as minas de Salomão? "Onde são não sei. Sei apenas onde dizem que estão. Aqui há anos vi de longe os dois picos dos montes que, segundo corre, lhes servem de muralha. Mas entre mim e os montes, meus senhores, havia duzentas milhas de deserto. E esse deserto, meus senhores, nunca houve ninguém (quero dizer, homem branco) que o atravessasse", explica o aventureiro e caçador de elefantes em África, Alão Quartelmar, o narrador "queirosiano" deste romance, "As Minas de Salomão".


 

Viaje com Dorothy do Kansas até à terra do grande feiticeiro

Dia 30 de Junho com o PÚBLICO sai "O Feiticeiro de Oz". E, com Dorothy, a rapariguinha do cinzento e plano Kansas, venha até à Terra de Oz, para onde um ciclone a leva, longe dos queridos tios e onde terá de percorrer uma estrada de tijolos amarelos até à magnífica Cidade Esmeralda em busca da fórmula para regressar a casa.


 

Embarque no Pequod e n ão desista enquanto não encontrar Moby Dick, a baleia branca

Ismael quer voltar ao mar. É uma forma de fugir ao suicídio "com um gesto filosófico", diz. Mas não num navio qualquer. Quer partir para a pesca da baleia. Há vários motivos, mas um dos primeiros, explica, "foi a prodigiosa imagem da própria baleia; esse monstro, tão portentoso e enigmático, despertava a minha curiosidade".


 

Sinta-se Um Gigante
em Terras de Lilipute


Acordar numa praia depois de um naufrágio, descobrir-se totalmente amarrado e aperceber-se de que homens minúsculos se passeiam sobre o seu corpo foi a situação imaginada por Jonathan Swift para a primeira viagem de Lemuel Gulliver. A mais conhecida e a que mais versões inspirou. Mas há outras.


 

Embarque no "Hispaniola"
a Caminho da Ilha do Tesouro


Um mapa cheio de indicações misteriosas, descoberto por acaso no baú de um velho lobo-do-mar fulminado por uma apoplexia. Uma ilha distante onde o pirata mais sanguinário que jamais cruzou os mares enterrou um fabuloso tesouro, depois de ter morto todos os seus companheiros. Um esqueleto que aponta a direcção. Um pirata só com uma perna e um papagaio empoleirado no ombro.


 

Acompanhe as Aventuras de Robinson Crusoe, do Naufrágio à Vida Numa Ilha Deserta Durante 27 Anos

Com "As Aventuras de Robinson Crusoe", de Daniel Defoe (1660-1731), acompanhamos a aventura de um jovem de 20 anos, que, na Inglaterra de 1652, decidiu rumar contra todas as expectativas dos pais e embarcar na travessia dos mares, numa sequência de peripécias que culminam na estadia de 27 anos numa ilha deserta.


 

"As Aventuras de Robinson Crusoe"

Robinson Crusoe deixa Inglaterra em 1652 para partir numa viagem marítima, contra a vontade dos pais. Mas o barco é assaltado por piratas e Crusoe é feito prisioneiro e escravo.


 

"A volta ao mundo em 80 dias"

A Colecção GERAÇÃO PÚBLICO começa amanhã e dá logo "A Volta ao Mundo em 80 Dias". Parece tarefa fácil, mas não é. Porque os horários têm de ser cumpridos escrupulosamente, é necessário saltar de comboios para aviões, de barcos para elefantes ou para balões, não vão os planos sair gorados.


 

"A volta ao mundo em 80 dias" - de Jules Verne

Phileas Fogg é um “gentleman” inglês que um dia aposta 20 mil libras com os membros do seu clube em como consegue dar a volta à Terra em 80 dias.


A partir próximo dia 26 de Maio o PÚBLICO coloca à disposição dos seus leitores as obras essenciais da biblioteca juvenil

Livros que nos transportam para o plano da aventura da fantasia, da descoberta e da ficção, apelando à imaginação de cada leitor para criar as imagens, as personagens e os cenários.