Quarta-feira, 25 de Agosto


 

"O Cão dos Baskervilles"
Por RAQUEL RIBEIRO

Nenhum policial seria bom se não houvesse por trás uma interessante história de amor. De preferência proibido, para que o crime tenha mais impacto. E de preferência com muitos suspeitos, para que a investigação seja sumarenta em factos, pormenores ou conjecturas. Para que a atenção do leitor se mantenha presa até ao fim.

O “segundo” maior detective da Europa é Sherlock Holmes. É mesmo Arhur Conan Doyle, o autor de “O Cão dos Baskervilles”, uma das inúmeras aventuras sobre o seu detective e o inseparável Dr. Watson, que o diz.
— “Segundo?, estranhou Holmes, com certa aspereza.
— “Bem... no campo do raciocínio puramente científico, o trabalho de Monsieur Bertillon tem um valor indiscutível...”, responde o doutor Mortimer, que procurou Sherlock Holmes para investigar um crime.
— “Nesse caso, não teria sido melhor o senhor consultá-lo?”, pergunta Holmes.

Sherlock Holmes não gosta – como se pode ver por esta conversa – de ser derrotado, nem de ser passado para “segundo” plano. Por isso é que diante de uma morte, tão misteriosa quanto suspeita, de Sir Charles Baskerville (é o doutor Mortimer, médico do falecido, que lhe explica que, ao que tudo indica, foi um cão que matou o patriarca milionário), mesmo admitindo que há crimes que, às vezes, são difíceis de resolver, não desiste enquanto não encontrar o verdadeiro assassino. Holmes nunca acreditou que um simples cão pudesse fazer tantos estragos. E não seria agora uma lenda, sobre um cão que ameaça os Baskervilles, que viria manchar a sua reputação.

“Tal como lhe disse, em Londres, meu caro Watson, nunca tivemos inimigos mais perigosos, como este que, decerto, o atoleiro de Grimpen sorveu para a sua pestilenta profundeza.” Holmes envia Watson para o local do crime – Watson, o narrador, é uma espécie de Sancho Pança do investigador –, mas cedo se apercebe de que devia ter ido ele mesmo.

O crime é complexo: Sir Charles Baskerville foi encontrado morto na charneca da sua propriedade no Devonshire. O herdeiro, Henry Baskerville, chega a Londres, vindo do estrangeiro, para tomar conta da enorme fortuna. Mas recebe uma ameaça: “Se der valor à sua vida ou à sua sanidade mental deverá afastar-se da charneca.” Watson vai para o Devonshire com Mortimer e Henry Baskerville. E descobre: que o vizinho Dr. Stapleton conhece como ninguém o pântano que existe nas imediações da charneca (o tal atoleiro de Grimpen de que falava Holmes); que a irmã de Stapleton é muito atraente e logo se enamora de Henry Baskerville, sendo, por isso, suspeita; que o mordomo é suspeito porque lhe mente; que a mulher do mordomo é suspeita porque chora de noite e ninguém sabe porquê; que há uma outra mulher, Laura, que pode também ser suspeita porque, afinal, até tinha um caso com Sir Charles.

Do enredo policial, cedo se passa ao enredo amoroso. O diário de Watson é profícuo: ele diz a Holmes que só lhe dá factos e que dispensa as conjecturas. Porque é Holmes que vem ao Devonshire e soluciona o crime. Haverá mesmo um cão dos Baskervilles? Alguém se aproveitou da lenda para matar Sir Charles? Ou foi mesmo um cão? Ou outro animal, transformado pelas lamas do atoleiro? Afinal, nem todos os crimes são assim tão elementares.

Como Doyle “matou” Sherlock

O endereço de Sherlock Holmes, 221B Baker Street, Londres, tornou-se uma das ruas mais famosas da literatura. Isto porque Holmes cedo conheceu uma legião deseguidores comonenhum outro herói da época.

A primeira história sobre Sherlock Holmes, “A Study in Scarlet”, foi publicada em 1887. “The Sign of the Four” foi escrita para a revista “Lippincott’s Magazine”. Em 1891, a “Strand Magazine” começou a publicar “As Aventuras de Sherlock Holmes”. Doyle queria “matar” o seu herói, mas isso só aconteceu em 1893, quando Holmes “morre” no “Final Problem”. Os leitores reclamaram e a revista perdeu mais de 20 mil assinaturas. “The Hound of Baskervilles” foi publicado em 1902, mas relata um caso antigo do detective entretanto “falecido”. E foram os leitores que exigiram mais aventuras – o autor escreveu depois “The Empty House” (1903).







Livros que nos transportam para o plano da aventura da fantasia, da descoberta e da ficção, apelando à imaginação de cada leitor para criar as imagens, as personagens e os cenários.