Quarta-feira,
12 de Janeiro

 

(“Coração”) Henrique e as crianças bondosas de Edmundo de Amicis

O diário de um menino que conta uma colecção de histórias enternecedoras e comoventes, num universo de bondade e inocência.

Henrique é um menino que escreve um diário. Este diário começa com a descrição do primeiro dia de aulas, a memória fresca das já saudosas férias, o regresso à rotina escolar, os reencontros. Na verdade, todo o romance "Coração", do italiano Edmundo de Amicis (1846-1908), é sobre o dia-a-dia de Henrique ao longo do ano escolar. Os episódios, divididos de acordo com os vários meses do ano, são relatos, na primeira pessoa, da vivência de uma criança e da sua aprendizagem, num ambiente de comovente inocência em que as virtudes da infância são descritas com minúcia e paixão. A atmosfera plena de virtuosismo, em que todas as personagens procuram ser seres humanos exemplares, denuncia também a veia moralizadora do escritor Amicis.


 

"Coração"

Quatro soldados — Enrico, Garrone, Stardi e Perboni — encontram-se na guerra e relembram as suas aventuras enquanto crianças. Por entre as suas lembranças, o leitor é levado a conhecer os seus tempos de escola, as suas famílias, os momentos difíceis por que cada um passou e o que viveram até se reencontrarem agora, já adultos.





Livros que nos transportam para o plano da aventura da fantasia, da descoberta e da ficção, apelando à imaginação de cada leitor para criar as imagens, as personagens e os cenários.