Quarta-feira,
26 de Janeiro

 

“Sandokan" - Um herói belo e corajoso

Nesta aventura de Emílio Salgari, “Sandokan, os Piratas da Malásia”, o escritor italiano volta a criar um herói que, apesar de “mais cruel do que os tigres da selva”, é um homem apaixonado e generoso. Demasiado humano.

A primeira visão é quase assustadora: durante uma tempestade, o navio “Young India” aproxima-se de Mopracem, onde vive “um homem que foi o terror da Malásia”, diz o capitão Mac-Clintock. É o capitão que, durante o naufrágio do seu navio, avista, “com grande terror”, “o vulto imponente de um homem de estatura alta, braços cruzados sobre o peito, impassível ao desencadear da tempestade” — o Tigre da Malásia.


 

"Sandokan"

O italiano Emilio Salgari aprendeu a navegar num navio-escola e, durante a vida, apesar de ter passado todo o tempo em terra, nunca mais largou o título de “capitão”. O gosto pelas aventuras passadas em alto mar levou-o a criar heróis e a escrever perto de uma centena de romances.


 


Livros que nos transportam para o plano da aventura da fantasia, da descoberta e da ficção, apelando à imaginação de cada leitor para criar as imagens, as personagens e os cenários.