Um Ano na Crise

casos de sucesso

“Emigrei, estudei o mercado e voltei a Portugal”

António Aleixo, 31 anos, Setúbal
DR

O meu nome é António Aleixo, sou realizador e editor de vídeo e filme. Estudei na Escola Superior de Teatro e Cinema, trabalhei como assistente de produção em várias produtoras, depois estive três anos e meio na Tobis Portuguesa, como técnico de pós-produção de som. Foi aí que começou a crescer o bichinho de fazer algo próprio e aventurar-me numa carreira a solo.

A Tobis representava um emprego seguro (na altura), mas eu precisava de mais. Decidi sair e criei a Low Cost Filmes, então um projecto informal, basicamente um blog e uma conta de e-mail. Comecei a trabalhar por conta própria e a produzir curtas-metragens. Estas foram seleccionadas para vários festivais e ganharam prémios.

Como não tinha qualquer rentabilidade, decidi fazer uma pausa e emigrar durante uns tempos. Estive a trabalhar como assistente de montagem nos EUA, mais propriamente numa longa-metragem no Louisianna. Depois ingressei no programa Inov-Art, que me levou a viver e trabalhar seis meses na Holanda, como realizador e editor. Foi durante esse tempo que assentei ideias para criar a Low Cost Filmes enquanto empresa.

Para mim era ponto assente que voltar a Portugal para andar a correr as capelinhas a distribuir CV era tempo perdido... Estudei o mercado e apercebi-me que uma produtora de publicidade para pequenas e médias empresas, que funcionasse igualmente como agência, sendo uma non-stop shop no mundo da publicidade para os "remediados". Era simultaneamente uma ideia interessante, um trabalho motivante e uma forma de rentabilizar os meus conhecimentos e experiências adquiridos.

A Low Cost Filmes enquanto empresa nasceu em 2010 e tem corrido bastante bem. Só nesse ano arrecadámos dois prémios (a juntar a outros ganhos quando ainda era um projecto informal) e temos tido um crescente de visibilidade assinalável.