1. Mundo
  2. Política
  3. Economia
  4. Desporto
  5. Sociedade
  6. Educação
  7. Ciências
  8. Ecosfera
  9. Cultura
  10. Local
  11. Media
  12. Tecnologia
    1. |
    2. |
    3. |
    4. |
PPT logo

Administrativo

Como se forma o governo?

  • 1 de 1 notícias em Administrativos
Como se forma o governo?

O Primeiro-Ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais.

Deste modo, o Primeiro-Ministro será, à partida, o dirigente indicado pelo partido que tiver ganho as eleições legislativas do próximo dia 5 de Junho.

O “tiver ganho” não significa necessariamente o maior número de votos, em termos absolutos.

Significa eleger o maior número de deputados.

Pode suceder que um partido tenha obtido o maior número de votos, em termos nacionais e, no entanto, não tenha o maior número de deputados.

Os deputados são eleitos por círculos e poderá suceder que um partido recolha muitos votos em determinados círculos e que, por ter escassos votos em outros círculos, acabe por não conseguir fazer eleger o maior número de deputados, ainda que tenha mais votos no seu conjunto.

Nomeado o Primeiro-Ministro, este forma o governo, escolhendo ministros da sua confiança.

O programa do governo é submetido à apreciação da Assembleia da República. Se, porventura, o partido mais votado tiver apenas uma maioria relativa e não uma maioria absoluta, e não tenha conseguido estabelecer um acordo com outro partido, o programa poderá ser rejeitado.

Maioria relativa significa, neste caso, que o partido tem mais deputados do que qualquer outro partido, mas os outros partidos, no seu conjunto, superam o vencedor.

Maioria absoluta significa que o partido tem mais de metade do conjunto dos deputados, o que permite vencer qualquer votação sem necessidade do apoio de outros deputados.

Se o governo não conseguir a aprovação do programa do governo, não chega a iniciar funções efectivas.

Nessa altura, o Presidente da República terá de escolher outra solução. Poderá, tendo em conta as circunstâncias, nomear como Primeiro-Ministro o dirigente indicado pelo partido que ficou em segundo lugar, se houver indícios de que este conseguirá a aprovação do seu programa de governo, por ter conseguido estabelecer um acordo com outro partido.

Não é desejável, mas é uma possibilidade…

  • 0 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1495290