Por Teresa de Sousa
O crescimento do Brasil está a ser impulsionado pelo boom do consumo interno, mas não é sustentável a longo prazo. 1. O que é que se discute mais intensamente no Brasil, para além da pré-campanha presidencial, aliás com pouco interesse? A polémica visita de Lula ao Irão? Com certeza. Mas a crise europeia compete nas análises e nos noticiários e quase sai vencedora.
Por Teresa de Sousa
Que Deus é brasileiro já suspeitávamos. Que o Brasil vive, porventura, o seu melhor momento desde 1494 - sim, leu bem, não é engano -, não será ir longe de mais? Não é, escreve David Rothkopf, que pertenceu à administração Clinton, no seu blogue da Foreign Policy.
Por Teresa de Sousa
1. O seu rosto está em toda a parte. O Monde quebrou um tabu de décadas para poder elegê-lo o homem do ano. As mais conceituadas revistas, da Newsweek à Economist rendem-se ao sucesso da boa potência emergente que ele encarna. Luís Inácio Lula da Silva é o símbolo de um Brasil que levanta voo.
Por Teresa de Sousa
O mundo pode não aplaudir mas reconhece que alguma coisa pode ter mudado definitivamente na governação mundial. 1. No primeiro dia, a pergunta foi: o Presidente consegue um feito diplomático em Teerão e o mundo não aplaude? No segundo, foi mais uma afirmação: o mundo pode não aplaudir mas reconhece que alguma coisa pode ter mudado definitivamente à mesa da governação mundial.