Suíça lamenta ter sido incluída na lista cinzenta dos paraísos fiscais da OCDE
03.04.2009 - 10:35 Por Lusa
A Suíça lamenta ter sido colocada na nova lista cinzenta dos paraísos fiscais da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), disse hoje o presidente da confederação e ministro das Finanças, Hans-Rudolf Merz.
O ministro, que foi notificado da nova lista, "lamenta o processo", refere em comunicado o Ministério das Finanças.
Merz "desaprova o processo" e "os critérios que serviram para estabelecer a lista", defendendo que a confederação suíça, que atenuou em Março o seu segredo bancário conforme as regras da OCDE, "não é um paraíso fiscal".
A Suíça "mantém os seus compromissos", sublinhou o ministro, lamentando não ter estado "associado às discussões que estiveram na base da elaboração da lista", apesar de o país ser membro da OCDE.
Durante a cimeira de Londres, que terminou ontem, os países do G20 acordaram "agir" contra os paraísos fiscais nomeados em duas listas, uma negra e outra cinzenta, elaboradas pela OCDE.
Na lista negra figuram a Costa Rica, a Malásia, as Filipinas e o Uruguai, enquanto da lista cinzenta constam 38 países, entre os quais a Suíça, que foram avisados pela OCDE para respeitar as regras da organização mas não as aplicaram "substancialmente".



