Dona Flor e seus
Dois Maridos
Jorge Amado



 

Quarta-feira, 19 de Junho de 2002
"Apertando um pouco cabe nós três..."

"Dona Flor e seus Dois Maridos" à venda hoje com o PÚBLICO
Por Bárbara Simões

Esta é "a espantosa batalha entre o espírito e a matéria", entre a doce paz e a noite libertina, entre a "vidinha" e a ânsia. Conhecemos Dona Flor casadoira e continuamos a acompanhá-la: casada pela primeira vez, depois viúva, depois casada em segundas núpcias e depois... Águas mansas, lembra Jorge Amado, escondem tempestades.

As personagens centrais do livro

 

Quarta-feira, 19 de Junho de 2002
Sensualidade na Tela e no Pequeno Ecrã
Por Marisa Torres da Silva

Realizado em 1976 por Bruno Barreto, o filme "Dona Flor e seus Dois Maridos" chegou às salas de cinema brasileiras nove anos após a publicação do romance homónimo de Jorge Amado. Com Sónia Braga no papel titular, o filme foi um colossal êxito de bilheteira, atraindo na altura cerca de 12 milhões de espectadores e mantendo-se até hoje como um dos maiores recordes de público do cinema brasileiro.

 

Quarta-feira, 19 de Junho de 2002
Uma Receita da Escola Sabor e Arte

O que se oferece a um hóspede de requinte, "de paladar esnobe, todo exigente, um artista, enfim, reclamando papa fina"? Por que não cágado guisado, "comida de orixá em candomblé"?. Esta é a receita de dona Carmen Dias, "tal como ela forneceu a dona Flor, (tendo esta permitido a suas alunas cópia e prova".

 

Terça-feira, 18 de Junho de 2002
"Dona Flor e Seus Dois Maridos", de Jorge Amado, Amanhã nas Bancas
Por Bárbara Simões

Amanhã volta a ser dia do livro no PÚBLICO. "Dona Flor e seus dois maridos", de Jorge Amado, é o quinto livro da colecção Mil Folhas, numa tiragem de 95 mil exemplares.

 

Consulte o Dossier Jorge Amado