Quarta-feira, 14 de Julho


 

Descubra a Vingança Final do Conde de Monte-Cristo

Como um homem que foi preso injustamente por quase quinze anos pode vingar-se os seus traidores? De várias e cruéis maneiras. Em "O Conde de Monte-Cristo", de Alexandre Dumas (1802-1870), encontramos algumas sugestões.


 

 

Aventura no Cinema

Quase todos os grandes romances de Alexandre Dumas foram adaptados para cinema. E "O Conde de Monte Cristo" não é excepção - inúmeros actores foram, na tela, Edmond Dantès.


 

 

Quem É Alexandre Dumas, Pai?

Alexandre Dumas nasceu em Villes-Cotterêts, França, em 1802. O avô era um nobre francês que vivia em Santo Domingo; a avó era afro-americana, escrava durante o domínio francês. O pai era general no exército de Napoleão e depois da sua morte, em 1806, a família viveu na pobreza. Dumas foi caixeiro de notário em Villers-Cotterêtes e, em 1823, foi para Paris arranjar trabalho.


 

"O Conde de Monte Cristo",
de Alexandre Dumas (Volume I)


Diz-se que a vingança é um prato que se serve frio. Ou mesmo gelado, como no caso de Edmond Dantès, o herói do romance "O Conde de Monte Cristo", do escritor francês Alexandre Dumas (1802-1870). Após cerca de quinze anos de cárcere injusto, o marinheiro Dantès consegue fugir do quase intransponível Castelo de If, uma prisão edificada num rochedo a dois quilómetros da costa de Marselha. Uma vez livre, o jovem parte em busca de um magnífico tesouro - cuja localização lhe foi adiantada pelo abade Faria, seu companheiro de masmorra - e, depois, de uma terrível e calculada vingança contra os seus inimigos.


 

"Tesouro Escondido na Ilha
de Monte-Cristo "


Um romance histórico? Um livro de aventuras? Uma história universal sobre a vingança? Um texto com traços biográficos? Uma parábola sobre a emancipação dos oprimidos? "O Conde de Monte-Cristo", de Alexandre Dumas (1802-1870), admite muitas definições. Ao longo desta obra escrita em 1845, dividida nesta edição em dois volumes com mais de 700 páginas cada um, há espaço para tudo isso e muito mais.


  "O Conde de Monte Cristo"

Edmond Dantès é traído pelo seu melhor amigo Fernand Mondego e injustamente preso. Vítima e vingador, é um homem bom a quem roubam a liberdade e o amor.



Livros que nos transportam para o plano da aventura da fantasia, da descoberta e da ficção, apelando à imaginação de cada leitor para criar as imagens, as personagens e os cenários.