Produção
de moda
É a vanguarda dos tratamentos de beleza em Spa – o "banho de vinho", na verdade banho de uva, numa barrica de madeira de carvalho. Rodeados por uma vinha em Bordéus, ou à beira de um lago na paisagem impressionista de Ville d'Avray. Visitámos a Caudalie, pioneira na vinoterapia.
Texto Maria Antónia Ascensão
Não, não é vinho que está dentro da barrica, avisa Mathilde Thomas, a farmacêutica que, em parceria com o marido, abriu o primeiro spa de vinoterapia e a linha de cosméticos Caudalie. "São extractos retirados das vinhas e das uvas com propriedades anti-oxidantes", explica.
O primeiro Spa do vinho surgiu dentro de uma das casas de vinho mais conhecidas e prestigiadas de Bordéus, o Château Smith Haut Lafitte, propriedade da família de Mathilde. Foi construído perto de um castelo medieval rodeado por vastos jardins e lagos habitados por cisnes. Durante o tratamento, enquanto o corpo recebe os benefícios da uva, podemos admirar a extensão das vinhas que rodeiam o Spa Les Sources de Caudalie.
Este cenário pode parecer de filme, mas é uma realidade possível em dois dos spas Caudalie, marca francesa pioneira na utilização do vinho e das uvas na cosmética, e que estão no top das unidades hoteleiras mais procuradas para curas estéticas e de bem-estar, desde a sua criação nos finais dos anos de 1990. Perto de Paris, Mathilde Thomas e a irmã Alice Tourbier, escolheram outro ambiente bucólico para o novo hotel Les Etags de Carot, numa recuperada estalagem onde se reuniam alguns pintores impressionistas no século XIX.
O clique para a criação da de cosméticos e terapias da vinha e da uva aconteceu no inicio dos anos de 1990, na propriedade de Bordéus durante as vindimas, quando um professor universitário alertou para o facto de estarem a deitar fora "um tesouro", referindo-se às cascas e grainhas das uvas que iam parar ao lixo no processo da vindima. Joseph Vercauteren, professor na Universidade de Farmácia de Bordéus, revelou a esta família as capacidades antioxidantes das uvas, e sobretudo, a riqueza dos polifenóis, que protegem o organismo dos radicais livres, a principal causa do envelhecimento. Dentro dos polifenóis, destaca-se o resveratrol, gerador de defesas imunitárias e que contribui para uma maior longevidade.
© 2010 Público
Comunicação Social SA