Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Bonecos perfeitos

Produção
de moda

hotel 1

Banho de vinho

É a vanguarda dos tratamentos de beleza em Spa – o "banho de vinho", na verdade banho de uva, numa barrica de madeira de carvalho. Rodeados por uma vinha em Bordéus, ou à beira de um lago na paisagem impressionista de Ville d'Avray. Visitámos a Caudalie, pioneira na vinoterapia.
Texto Maria Antónia Ascensão

Não, não é vinho que está dentro da barrica, avisa Mathilde Thomas, a farmacêutica que, em parceria com o marido, abriu o primeiro spa de vinoterapia e a linha de cosméticos Caudalie. "São extractos retirados das vinhas e das uvas com propriedades anti-oxidantes", explica.
O primeiro Spa do vinho surgiu dentro de uma das casas de vinho mais conhecidas e prestigiadas de Bordéus, o Château Smith Haut Lafitte, propriedade da família de Mathilde. Foi construído perto de um castelo medieval rodeado por vastos jardins e lagos habitados por cisnes. Durante o tratamento, enquanto o corpo recebe os benefícios da uva, podemos admirar a extensão das vinhas que rodeiam o Spa Les Sources de Caudalie.
Este cenário pode parecer de filme, mas é uma realidade possível em dois dos spas Caudalie, marca francesa pioneira na utilização do vinho e das uvas na cosmética, e que estão no top das unidades hoteleiras mais procuradas para curas estéticas e de bem-estar, desde a sua criação nos finais dos anos de 1990. Perto de Paris, Mathilde Thomas e a irmã Alice Tourbier, escolheram outro ambiente bucólico para o novo hotel Les Etags de Carot, numa recuperada estalagem onde se reuniam alguns pintores impressionistas no século XIX.
O clique para a criação da de cosméticos e terapias da vinha e da uva aconteceu no inicio dos anos de 1990, na propriedade de Bordéus durante as vindimas, quando um professor universitário alertou para o facto de estarem a deitar fora "um tesouro", referindo-se às cascas e grainhas das uvas que iam parar ao lixo no processo da vindima. Joseph Vercauteren, professor na Universidade de Farmácia de Bordéus, revelou a esta família as capacidades antioxidantes das uvas, e sobretudo, a riqueza dos polifenóis, que protegem o organismo dos radicais livres, a principal causa do envelhecimento. Dentro dos polifenóis, destaca-se o resveratrol, gerador de defesas imunitárias e que contribui para uma maior longevidade.

hotel 1
Mathide Thomas e o professor Vercauteren começaram a desenvolver pesquisas sobre o que fazer com as sobras do processo de vinificação, que fosse além da sua transformação em adubo. E uma vez percebido o potencial para a estética das propriedades do vinho, nasceu, em 1995, a marca de cosméticos Caudalie.
O termo caudalie é, de resto, do domínio da enologia: é a medida de tempo que o vinho persiste na boca após a degustação. Um segundo de persistência equivale a um caudalie. E quanto melhor o vinho, mais caudalies terá.
Alguns anos mais tarde chegaram os spas de vinoterapia, oferecendo um conjunto de terapias e produtos que combinam ervas, óleos essenciais e moléculas estabilizadas da vinha, sem nenhuma espécie de conservantes químicos. Esse conjunto promove o rejuvenescimento da pele, o relaxamento e a desintoxicação.
As castas mais usadas são o Cabernet e o Merlot, que ajudam a eliminar as células mortas da pele; o Sauvignon que é usado habitualmente nas massagens pelas suas propriedades tranquilizantes e o Rioja, usado em tratamentos e cosméticos.

Baco vive entre Bordéus e Paris
Um banho de uva numa barrica de madeira de carvalho, uma esfoliação Crushed Cabernet ou um envolvimento Merlot? No meio de uma vinha em Bordéus ou à beira do lago, no seio de paisagem impressionista de Ville d'Avray?
Seja na propriedade de uma das casas de vinho mais conhecidas e prestigiadas de Bordéus, o Château Smith Haut Lafitte, perto de um castelo medieval rodeado por vastos jardins e lagos habitados por cisnes ou no ambiente bucólico do novo hotel Les Etags de Carot, numa recuperada estalagem onde se reuniam alguns pintores impressionistas no século XIX, pode admirar-se a extensão das vinhas dentro de uma barrica de madeira recheada de vinho, um must dos tratamentos de vinoterapia dos spas Les Sources de Cauldalie. Ao mesmo tempo, o corpo recebe os benefícios dos ingredientes extraídos das vinhas e das uva.
Este cenário, que certamente agradaria ao rei Baco pode parecer de filme mas é uma realidade possível nestes dois spas da marca francesa pioneira e líder na utilização do vinho e das uvas na cosmética, Caudalie, e que estão no top das unidades hoteleiras mais procuradas para curas estéticas e de bem-estar, desde a sua criação nos finais dos anos de 1990.
"Não é vinho que está dentro da barrica", diz a farmacêutica Mathilde Thomas que em conjunto com o seu marido Bertrand criaram o primeiro spa de vinoterapia bem como uma linha de cosméticos. "São extractos retirados das vinhas e das uvas com propriedades anti-oxidantes".
A propriedade onde está o spa de Bordéus é herança da Mathilde Cathiard Thomas onde, durante as vindimas um professor universitário alertou para o facto de estarem a deitar fora "um tesouro", referindo-se às cascas e grainhas das uvas que iam parar ao lixo no processo da vindima. Joseph Vercauteren, professor na Universidade de Farmácia de Bordéus, revelou a esta família as capacidades antioxidantes das uvas, e sobretudo a riqueza dos polifenóis, que protegem o organismo dos radicais livres, a principal causa do envelhecimento. Dentro dos polifenóis, destaca-se o resveratrol, gerador de defesas imunitárias e que contribui para uma maior longevidade.
hotel 1
Isto aconteceu no começo da década de 1990 e desde então que Mathide Thomas e Joseph Vercauteren desenvolveram pesquisas sobre o que podia fazer com as sobras do processo de vinificação, que fosse além da sua transformação em adubo. Dos benefícios conseguidos através da utilização terapêutica dos subprodutos da vinificação rapidamente percebeu o potencial para a estética das propriedades do vinho, e assim nasceu, em 1995, a marca de cosméticos Caudalie. O termo caudalie é, de resto, do domínio da enologia: é a medida de tempo que o vinho persiste na boca após a degustação. Um segundo de persistência equivale a um caudalie. E quanto melhor o vinho, mais caudalies terá.
Alguns anos mais tarde criaram os spas de vinoterapia, que são geridos pela irmã e o cunhado de Mathide, Alice e Jérome Tourbier um conjunto de terapias e de produtos que combinam ervas, óleos essenciais e moléculas estabilizadas da vinha, sem nenhuma espécie de conservantes químicos. Esse conjunto promove o rejuvenescimento da pele, o relaxamento e a desintoxicação.
Como principais tratamentos, e para além do banho de barrica, destacam-se as esfoliações, os envolvimentos, as massagens relaxantes. As castas mais usadas são o Cabernet e o Merlot, que ajudam a eliminar as células mortas da pele; o Sauvignon que é usado habitualmente nas massagens pelas suas propriedades tranquilizantes e o Rioja, usado em tratamentos e cosméticos.