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A (falta de) estética católica e os avisos do Papa

11.05.2010 - 22:06 Por António Marujo

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1. Há uma estética na Igreja Católica feia e ridícula, presa que está a expressões de um passado recente – séculos XIX e XX, em que o catolicismo se zangou com a arte e vice-versa – ou à reprodução deslocada de ícones de séculos.

Quando, esta manhã, o Papa falar sobre a beleza perante mais de mil artistas, criadores e pensadores portugueses, não poderemos deixar de pensar que, em Portugal, há ainda um caminho para fazer. Mesmo se, nesta matéria, muito têm conseguido várias estruturas católicas, num percurso de reencontro com a beleza. Iniciativas em dioceses como Lisboa, Porto, Beja ou Viseu ou do Secretariado da Pastoral da Cultura, na área do diálogo cultural, do património histórico ou da criação artística contemporânea têm marcado uma diferença radical com o deserto que subsistia até há poucos anos.

Por vezes, no entanto, o que se faz é contraditório. Há um grupo católico internacional, os Arautos do Evangelho, cujos membros aprendem, entre outras coisas, música e canto, tocando depois em missas e cerimónias litúrgicas. São, em grande parte, adolescentes e jovens. Normalmente, fazem-no com um nível excelente de execução musical e instrumental. É pena que ninguém tenha dito aos seus responsáveis que a farda que usam, inspirada nas vestes das antigas ordens militares – é de uma grande falta de gosto, nas cores, nas formas ou na expressão. A estética nunca é neutra e o facto de incluir botas de cano alto e uma espada desenhada a partir da forma da cruz de Cristo, remete para expressões da Igreja que já deveriam estar ultrapassadas.

Ontem, no Terreiro do Paço, lá estavam alguns arautos fardados, a participar no coro e na missa. Mas não eram só eles. Outros grupos com expressões deste tipo faziam-se notar. Por contraste, o altar da missa celebrada em Lisboa era de uma feliz concepção. Tal como a animação durante a tarde, que recuperou várias canções das jornadas mundiais de juventude –belas obras musicais, que aliam o gosto poético à música contemporânea.

Já a campanha com o lema “Foi o Pai que me ensinou” peca por ineficaz: para quem está fora da Igreja (e para muitos dos que estão dentro) o significado do “Pai” não era perceptível.

No encontro na Capela Sistina, em Novembro, Bento XVI citou Dostoievski perante os artistas: “A humanidade pode viver sem a ciência, pode viver sem pão, mas sem a beleza não poderia viver nunca, porque não teríamos mais nada para fazer no mundo.” Os católicos têm que perceber isto profundamente.

2. Há duas notas que se devem destacar nas primeiras intervenções de Bento XVI nesta sua viagem a Portugal. A primeira foi ainda no voo que o trouxe de Roma, quando o Papa disse que o sofrimento da Igreja é o seu “pecado”, referindo-se aos casos de pedofilia de membros do clero. E que a “maior perseguição à Igreja” não vem de “inimigos de fora, mas nasce do pecado da Igreja”.

Vários responsáveis da Cúria Romana têm feito um discurso de vitimização por causa do tema, afirmando que as denúncias de abusos reflectem uma campanha organizada contra a Igreja. Ao dizer o que disse, o Papa afirma que esse é um caminho errado. E que só o reconhecimento da origem do problema é que poderá levar a comunidade católica, no seu conjunto, a um caminho de renovação espiritual.

3. À chegada a Lisboa, Bento XVI referiu o centenário da República como um acontecimento que “abriu na distinção entre Igreja e Estado, um espaço novo de liberdade para a Igreja”, que está “aberta a colaborar com quem não marginaliza nem privatiza a essencial consideração do sentido humano da vida”. Esse diálogo não significa “um confronto ético entre um sistema laico e um sistema religioso”, antes traduz “uma questão de sentido à qual se entrega à própria liberdade”. Num Papa que preza o diálogo cultural, inclusive com o ateísmo, esta referência à busca de sentido é de registar.