INDEX
Manuel Alegre
João Soares
José Sócrates
 
 

Faça aqui o seu teste e descubra como se posiciona na Bússola Política.

 
 

João Soares convicto de vitória na segunda volta
C.P.

A sala da música, na sede do PS, em Lisboa, foi demasiado pequena para acolher todos os apoiantes de João Soares que ontem, ao fim da tarde, compareceram na sede nacional do PS para a sessão de encerramento da sua campanha.

O candidato mostrou-se convicto numa “vitória na segunda volta” das eleições, prometendo “empenho total” na posterior conquista, enquanto secretário- geral, de uma “maioria absoluta” do PS nas eleições legislativas de 2006.

João Soares classificou a cerimónia como “o último acto oficial da primeira volta de uma batalha eleitoral que vai devolver o PS aos militantes e à esquerda”, considerando, em jeito de balanço, ter realizado uma “campanha profundamente pedagógica para o partido e para a vida política nacional”. Nesse sentido, sublinhou que se trata da “primeira eleição interna sob o regime de uma mulher, um homem, um voto”.

O candidato declarou a sua ambição de conquistar “uma maioria absoluta inteiramente merecida” para o PS nas legislativas e destacou a importância das próximas eleições regionais e autárquicas, considerando que “a demissão de António Guterres transformou as autárquicas em legislativas”. Não obstante, afirmou que com ele “o PS não terá inimigos à esquerda e procurará manter um diálogo permanente com todos os grupos e personalidades de esquerda”, abrindo o caminho a possíveis coligações à esquerda. Perante uma numerosa plateia, João Soares agradeceu o trabalho desempenhado pelos elementos da sua candidatura, referindo-se elogiosamente aos “camaradas que ficam atrás da porta a ver se corre tudo bem”.
S