g
 
   
 


PODER LOCAL
Limitar os mandatos
FÓRUM

Problemas
·Aumento da abstenção

·Descredibilização da "classe política"

·Falta de ligação entre eleitores e eleitos

·Uso da possibilidade de candidaturas independentes para canalizar descontentamentos e dissidências partidárias.


Propostas
·Limitação dos mandatos dos autarcas

·Formas públicas de apresentação de reivindicações.

·Publicitação e debate amplo sobre as questões colectivas

·Governos locais devam ser exortados a incluir nos seus programas e práticas determinados mecanismos de mobilização para a participação, cujo respeito possa ser devidamente fiscalizado pela cidadania local

·Melhor informação sobre as formas de participação activa dos cidadãos e maior informação sobre o própriotrabalho efectuado pelo poder local.

·Criar uma relação de confiança, de disponibilidade, de responsabilidade e de abertura tanto do lado do poder como do dos cidadãos.

·Mais transparência.

·Criação de jornais do município ou da freguesia.

·Maior e melhor formação dos funcionários e essa formação deve partir de cima, das chefias, que têm funcionado muitas vezes como entrave.

·Simplificação dos referendos locais



Cidadãos t ão perto e tão longe
Quarta-feira, 26 de Setembro de 2001
Por Eunice Lourenço

A relação dos cidadãos com o poder local - o poder que, em princípio, lhes está mais próximo - pode ser vista de três pontos diferentes: a sua participação nos actos eleitorais, a sua participação nos órgãos autárquicos onde podem intervir e a sua participação em candidaturas independentes, já possível para as juntas de freguesia desde 1976 e a partir deste ano também possível para as câmaras.


Principais características dos grupos de cidadãos eleitores



Acabou-se o estado de graça
Por Fernando Ruivo
Quinta-feira, 27 de Setembro de 2001

As primeiras eleições autárquicas realizadas em regime democrático decorreram em 1976. Para aqueles que se recordam, a afluência às urnas foi enorme. Tal facto decorria obviamente do entusiasmo das populações perante a democracia, mas também muito do forte empenho dos eleitores no seu local e na construção de autoridades mais próximas e eficazes.


Palavra de Cidadão
Quinta-feira, 27 de Setembro de 2001

A relação dos cidadãos com o poder local só pode melhorar com uma aproximação muito directa e autêntica entre ambos os lados. Uma aproximação não só durante a campanha eleitoral, mas durante todo o tempo dos mandatos. Passa também por uma melhor informação sobre as formas de participação activa dos cidadãos e por uma maior informação sobre o próprio trabalho efectuado pelo poder local, desmistificando, assim, algumas ideias preconcebidas, mas nem sempre reais e justas sobre quem detém o poder de decisão.

 

Há algum assunto que gostasse de ver abordado neste dossier? Envie-nos a sua sugestão.
Quer fazer uma pergunta sobre este tema? Envie-nos a sua questão e leia aqui a resposta. Receberá um aviso quando ela for publicada.

© 2001 PUBLICO.PT, Serviços Digitais Multimédia SA
Email Publico.pt: Direcção Editorial - Webmaster - Publicidade