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EDUCAÇÃO
Premiar quem mais se empenha
FÓRUM
Problemas
·Níveis de insucesso elevados, sobretudo no secundário
e mais ainda no ensino ensino superior.
·Mais de 70 por cento dos alunos que
chegam aos exames do 12º ano chumbam a Matemática e
as médias nacionais em Física e Química são
negativas.
·Grandes
assimetrias regionais: as escolas com melhores desempenhos estão
todas no litoral.
·Carências
ao nível do ensino experimental: o ensino privilegia excessivamente
as aulas expositivas.
·Professores desmotivados e nem sempre
tão participativos quanto seria desejável na hora
de encontrar soluções para os problemas.
Propostas
·O Estado deve dar mais autonomia às escolas,
porque só assim elas vão responsabilizar-se por detectar
os seus problemas e encontrar soluções específicas
para os mesmos.
·As matérias dadas nas salas
de aula têm que ser atraentes; a escola tem que se modernizar
e ir ao encontro dos interesses dos alunos, nomeadamente ministrando
um ensino mais experimental.
·Cada disciplina não pode ser
uma ilha; os autores dos programas deveriam juntar-se para pensar
os conteúdos curriculares como um todo - só assim
pode haver interdisciplinaridade.
·É preciso apostar na formação
dos professores e na sua avaliação, de forma a premiar
quem mais se empenha.
·O Estado deve incentivar e fomentar
a criação de associações de pais nas
escolas
Qualidade do ensino desilude quando comparada com
os investimentos feitos na educação
Por Alexandra Sanchez
Sábado, 22 de Setembro de 2001
Entre 1990 e 2000, o orçamento destinado
ao sector triplicou. Mas os níveis de insucesso, sobretudo nalgumas
disciplinas, continuam a incomodar a comunidade educativa.
As
escolas têm de ter cada vez mais autonomia
Por Alexandra Sanchez
Domingoo, 23 de Setembro de 2001
Em matéria de ensino, o diagnóstico
está feito há muito. Sabe-se onde estão as
dificuldades e o que se deve fazer para combatê-las, diz Luísa
Beltrão, professora, autora de um livro editado no ano passado
sobre "O desafio da cidadania na escola". Nas leis até
estão vertidas algumas dessas ideias, o problema é
que "os actores não se apropriam delas". Nomeadamente
os professores. Começarão os problemas de ensino por
ser um problema de cidadania participativa?
Palavra
de cidadão
Domingo, 23 de Setembro de 2001
Para uma melhor qualidade do ensino terão
que concorrer alguns factores: uma intervenção séria
ao nível da formação dos professores, a alteração
de alguns conteúdos programáticos, a cobertura de
alguma escassez dos meios ao dispor das estruturas educativas. Dado
que, de forma geral, o sucesso escolar dos alunos se alcança
através das suas motivações, vocações
e interesses, seria também importante estimular o desenvolvimento
de métodos pedagógicos que permitissem "aligeirar"
as respectivas matérias e até "divertir"
os alunos durante o processo de aprendizagem.
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