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EDUCAÇÃO
Premiar quem mais se empenha
FÓRUM

Problemas
·Níveis de insucesso elevados, sobretudo no secundário e mais ainda no ensino ensino superior.

·Mais de 70 por cento dos alunos que chegam aos exames do 12º ano chumbam a Matemática e as médias nacionais em Física e Química são negativas.

·Grandes assimetrias regionais: as escolas com melhores desempenhos estão todas no litoral.

·Carências ao nível do ensino experimental: o ensino privilegia excessivamente as aulas expositivas.

·Professores desmotivados e nem sempre tão participativos quanto seria desejável na hora de encontrar soluções para os problemas.



Propostas
·O Estado deve dar mais autonomia às escolas, porque só assim elas vão responsabilizar-se por detectar os seus problemas e encontrar soluções específicas para os mesmos.

·As matérias dadas nas salas de aula têm que ser atraentes; a escola tem que se modernizar e ir ao encontro dos interesses dos alunos, nomeadamente ministrando um ensino mais experimental.

·Cada disciplina não pode ser uma ilha; os autores dos programas deveriam juntar-se para pensar os conteúdos curriculares como um todo - só assim pode haver interdisciplinaridade.

·É preciso apostar na formação dos professores e na sua avaliação, de forma a premiar quem mais se empenha.

·O Estado deve incentivar e fomentar a criação de associações de pais nas escolas



Qualidade do ensino desilude quando comparada com
os investimentos feitos na educação

Por Alexandra Sanchez
Sábado, 22 de Setembro de 2001

Entre 1990 e 2000, o orçamento destinado ao sector triplicou. Mas os níveis de insucesso, sobretudo nalgumas disciplinas, continuam a incomodar a comunidade educativa.



As escolas têm de ter cada vez mais autonomia
Por Alexandra Sanchez
Domingoo, 23 de Setembro de 2001

Em matéria de ensino, o diagnóstico está feito há muito. Sabe-se onde estão as dificuldades e o que se deve fazer para combatê-las, diz Luísa Beltrão, professora, autora de um livro editado no ano passado sobre "O desafio da cidadania na escola". Nas leis até estão vertidas algumas dessas ideias, o problema é que "os actores não se apropriam delas". Nomeadamente os professores. Começarão os problemas de ensino por ser um problema de cidadania participativa?


Palavra de cidadão

Domingo, 23 de Setembro de 2001

Para uma melhor qualidade do ensino terão que concorrer alguns factores: uma intervenção séria ao nível da formação dos professores, a alteração de alguns conteúdos programáticos, a cobertura de alguma escassez dos meios ao dispor das estruturas educativas. Dado que, de forma geral, o sucesso escolar dos alunos se alcança através das suas motivações, vocações e interesses, seria também importante estimular o desenvolvimento de métodos pedagógicos que permitissem "aligeirar" as respectivas matérias e até "divertir" os alunos durante o processo de aprendizagem.

 

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