• 29 de Mar de 2024
  • 10º - 13º Lisboa
Público Online Público Online copenhaga homepage

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Lula da Silva recusa ver cimeira de Copenhaga como um fracasso

PÚBLICO, 28 de Dezembro de 2009

Para Lula da Silva, a ONU continua a ser o local apropriado para que a discussão sobre o clima
Envie a um amigo Imprimir Diminuir tamanho do texto Aumentar tamanho do texto
Bookmark and Share
Jornalistas acompanham o discurso do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, esta manhã na conferência de Copenhaga. Os líderes mundiais tentam romper o impasse, a escassas horas do encerramento do encontro. Foto: Ints Kalnins/Reuters

Vários países já disseram o que estão dispostos a fazer para combater as alterações climáticas
Publicidade textual

 

O Presidente brasileiro Lula da Silva e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmaram hoje numa conversa telefónica que a cimeira de Copenhaga (7 a 18 de Dezembro) sobre alterações climáticas foi positiva e recusaram falar em “fracasso”.

Lula e Ban Ki-moon admitiram que a cimeira não terminou com o progresso esperado mas não vão tão longe como vários líderes internacionais que a classificaram de “fracasso”, noticia a “Folha de São Paulo” online. O Presidente norte-americano, Barack Obama, já considerou “justificada” a decepção com os resultados e o ministro do Ambiente sueco, Andreas Calgren, lamentou o “desastre” e o “grande fracasso” da reunião.

O Presidente brasileiro considera que o “quase-acordo” foi o melhor resultado possível e diz esperar que na conferência do México, no final de 2010, as metas climáticas sejam mais claras.

Numa conversa telefónica que durou cerca de dez minutos, ambos trocaram pontos de vista sobre a cimeira e questões climáticas.

Para Lula da Silva, a ONU continua a ser o local apropriado para que a discussão sobre o aquecimento global seja tratada institucionalmente.

Depois de 13 dias de negociações, a cimeira de Copenhaga terminou com um acordo muito longe do que se ambicionava. Ao invés de um novo tratado contra o aquecimento global, legalmente vinculativo e adoptado por todos os países da ONU, tudo o que emergiu do encontro foi um acordo voluntário, para já subscrito por algumas nações.




Limite de 1200 caracteres

Anónimo

Botão enviar comentário
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

 

MAIS NOTÍCIAS