• 21 de Mai de 2024
  • 10º - 13º Lisboa
Público Online Público Online copenhaga homepage

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Bolívia propõe que metas de redução de emissões sejam decididas num referendo mundial

Helena Geraldes, 18 de Dezembro de 2009

O Presidente da Bolívia denunciou negociações secretas em Copenhaga
Envie a um amigo Imprimir Diminuir tamanho do texto Aumentar tamanho do texto
Bookmark and Share
Jornalistas acompanham o discurso do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, esta manhã na conferência de Copenhaga. Os líderes mundiais tentam romper o impasse, a escassas horas do encerramento do encontro. Foto: Ints Kalnins/Reuters

Vários países já disseram o que estão dispostos a fazer para combater as alterações climáticas
Publicidade textual

 

O Presidente da Bolívia propôs hoje em Copenhaga que as metas de redução das emissões de gases com efeito de estufa sejam decididas através de um referendo mundial a realizar em Abril de 2010, já que os líderes políticos não se entendem.

“Se não estivermos de acordo ao nível dos Presidentes, por que não colocar isso às pessoas?”, desafiou Evo Morales na conferência.

O Presidente da Bolívia considera insuficientes as reduções de 50 por cento em 2050 defendidas por países desenvolvidos e fala na necessidade de um número entre os 90 e os cem por cento de redução. Isto para limitar o aumento da temperatura do planeta abaixo dos 2ºC.

“Há países que dizem que se deve deixar a temperatura aumentar até aos 2ºC. Mas, segundo outros, isso significa que ilhas serão eliminadas do mapa, que as neves e os glaciares desaparecerão das montanhas. Isto é muito sério. Nós, enquanto povo, não vamos aceitar isso”.

Evo Morales propôs ainda que, “a partir de agora, todo o dinheiro das guerras deve ir para salvar vidas”.

O Presidente da Bolívia denunciou ainda “negociações secretas, pelos cantos,” em Copenhaga. “Não apoio a forma como isto está a ser feito”.




Limite de 1200 caracteres

Anónimo

Botão enviar comentário
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

 

MAIS NOTÍCIAS