• 21 de Mai de 2024
  • 10º - 13º Lisboa
Público Online Público Online copenhaga homepage

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Japão anuncia 15 mil milhões de dólares em ajudas climáticas

Helena Geraldes, 18 de Dezembro de 2009

Hatoyama garantiu ter feito tudo em seu poder para fazer avançar as negociações
Envie a um amigo Imprimir Diminuir tamanho do texto Aumentar tamanho do texto
Bookmark and Share
Jornalistas acompanham o discurso do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, esta manhã na conferência de Copenhaga. Os líderes mundiais tentam romper o impasse, a escassas horas do encerramento do encontro. Foto: Ints Kalnins/Reuters

Vários países já disseram o que estão dispostos a fazer para combater as alterações climáticas
Publicidade textual

 

O primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, anunciou esta manhã em Copenhaga 15 mil milhões de dólares (10,4 mil milhões de euros) em ajudas aos países em desenvolvimento, até 2012.

Este valor - que ultrapassa o contributo da União Europeia para o mesmo período, ou seja, 7,2 mil milhões de euros – foi recebido com aplausos em Copenhaga. Dos 15 mil milhões de dólares, onze mil milhões (7,6 mil milhões de euros) serão fundos públicos.

“Todos devem pôr de lado os seus egoísmos e trabalhar juntos, para bem dos nossos filhos e dos nossos netos”, apelou Hatoyama, líder político que garantiu ter feito tudo em seu poder para fazer avançar as negociações. O Japão já se comprometeu a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em 25 por cento até 2020, a níveis de 1990, “apesar da preocupação do sector das indústrias”.

“Espero que hoje seja um dia histórico”, disse, apelando a todos para, esta tarde, “adoptarem o resultado dos trabalhos”.

Para o futuro, Hatoyama acredita que a comunidade internacional terá de “elaborar um novo documento vinculativo até meados de 2010, baseado no acordo político de hoje”.

“Se não conseguirmos, não teremos cumprido as nossas responsabilidades enquanto líderes mundiais”, concluiu.

Hatoyama, líder do Partido Democrata, assumiu funções a 16 de Setembro depois de uma vitória nas eleições em Agosto. O seu antecessor, Taro Aso, apenas se comprometeu com uma redução das emissões de gases com efeito de estufa de oito por cento.




Limite de 1200 caracteres

Anónimo

Botão enviar comentário
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

 

MAIS NOTÍCIAS