Não é vulgar encontrar um programa de informação nos três primeiros lugares da tabela de audiências de televisão em Portugal. Mas ontem aconteceu. A seguir a duas telenovelas da TVI o programa “Repórter TVI”, com o trabalho “Terra, desafio global”, foi o mais visto do dia com 36,3 por cento de share, segundo os dados da Marktest.
No dia em que a reportagem da TVI sobre o clima foi o terceiro programa mais visto do dia, os jornais televisivos de horário nobre,das 20h00, foram os quarto, quinto e sexto programas mias vistos, por esta ordem: Jornal Nacional da TVI com 33,5 por cento de share, Jornal da Noite da SIC com 27,6 e Telejornal com 27,1.
O sucesso, reflectido nas audiências, da reportagem da jornalista Isabel Loução Santos, que sugeria uma viajem ao futuro do planeta azul, traçando um cenário trágico se não forem controladas as causas das alterações climáticas e de aquecimento global, não é um caso isolado. Há mais notícias sobre o assunto e uma vaga de interesse por notícias sobre ambiente e sobre o clima, numa altura em que a cimeira de Copenhaga faz capas de jornais e aberturas de noticiários nas rádios e televisões todos os dias.
Segundo o norte-americano Pew Research Centre, que analisa tendências nos media, o aquecimento global é o terceiro classificado entre os temas com mais notícias na última semana (entre 7 e 13 de Dezembro). Diz o Pew Research Center que 10 por cento das notícias desta semana eram sobre aquecimento global. Nunca houve tantas notícias sobre o tema, nem tanta procura, desde 2007, altura em que o centro começou a monitorizar as notícias nos EUA.
Os temas recordistas nos media, nos últimos dias, segundo o Pew Research Center, nos EUA, são a economia, com 16 por cento das notícias, e a saúde, com 14 por cento.
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
MAIS NOTÍCIAS