• 28 de Mar de 2025
  • 10º - 13º Lisboa
Público Online Público Online copenhaga homepage

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Fórum Nuclear espanhol distribui folhetos pró-nuclear a quem parte para Copenhaga

Lusa, 7 de Dezembro de 2009

Central Nuclear de asco, Tarragona, onde em 2008 uma falha de segurança provocou uma fuga radioactiva
Envie a um amigo Imprimir Diminuir tamanho do texto Aumentar tamanho do texto
Bookmark and Share
Jornalistas acompanham o discurso do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, esta manhã na conferência de Copenhaga. Os líderes mundiais tentam romper o impasse, a escassas horas do encerramento do encontro. Foto: Ints Kalnins/Reuters

Vários países já disseram o que estão dispostos a fazer para combater as alterações climáticas
Publicidade textual

 

O Fórum Nuclear espanhol está a oferecer a todos os passageiros que partem de Madrid com destino a Copenhaga, onde decorre a conferência da ONU sobre alterações climáticas, sacos com mensagens que explicam que a energia nuclear não emite dióxido de carbono.

Sob o lema “A tua energia pode melhorar o planeta: as centrais nucleares não emitem CO2”, os sacos são entregues aos passageiros que partem em voos da capital espanhola.

O Fórum Nuclear quer aproveitar a conferência sobre alterações climáticas que hoje arrancou na Dinamarca para renovar o debate sobre a energia nuclear como uma alternativa para a produção de electricidade, defendendo que a energia produzida nas centrais não prejudica o meio ambiente.

Por isso, os kits informativos referem que as centrais nucleares “são parte da solução” e que “não emitem gases nem partículas contaminantes para a atmosfera”.

“O nuclear é a única fonte capaz de produzir grandes quantidades de electricidade sem contaminar a atmosfera”, refere o Fórum, em comunicado.

“Os oito reactores nucleares que funcionam em Espanha evitam a emissão anual de 40 milhões de toneladas de CO2, equivalentes às emissões de mais de metade do parque automóvel espanhol”, sublinha o mesmo texto.

O debate sobre a energia nuclear em Espanha tem-se intensificado apesar de o Governo insistir que quer apostar noutras alternativas renováveis em vez de construir novas centrais ou alargar mais a vida das actuais.

Delegações de 192 países estão reunidas até 18 de Dezembro em Copenhaga naquele que é já considerado o maior encontro de sempre sobre o clima. O objectivo é chegar a um consenso em relação a um texto para um acordo legalmente vinculativo que concretize os objectivos necessários para assegurar que o aquecimento global não será superior a dois graus centígrados em relação à era pré-industrial.

Está confirmada a presença de mais de cem chefes de Estado e de Governo na conferência de Copenhaga, convocada pela ONU, a que também assistirão cerca de 15 mil delegados e o próprio secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. O primeiro-ministro português, José Sócrates, participará na cimeira.




Limite de 1200 caracteres

Anónimo

Botão enviar comentário
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

 

MAIS NOTÍCIAS