O Presidente norte-americano, Barack Obama, vai afinal participar da cimeira climática de Copenhaga no seu momento mais deciviso, no final da conferência.
Num comunicado, a Casa Branca informou nesta sexta-feira que Obama estará em Copenhaga no dia 18 de Dezembro, o último da cimeira, que começa já na próxima segunda-feira.
O Presidente dos EUA tinha planeado ir à conferência na próxima quarta-feira, 9 de Dezembro, um dia antes de receber o Nobel da Paz, em Oslo. Mas mudou de ideia, em função dos contactos que tem mantido com outros líderes mundiais. Cerca de 100 chefes de Estado ou de governo já confirmaram presença nos dias finais da cimeira, aos quais agora se junta Barack Obama.
“Com base nas conversações com outros líderes e nos progressos que tem havido para dar impulso às negociações, o Presidente acredita que a liderança continuada dos EUA pode ser mais produtiva através da sua participação no final da conferência de Copenhaga”, diz a nota da Casa Branca.
Cada vez mais afigura-se como possível um acordo político em Copenhaga com as bases para um posterior tratado juridicamente vinculativo pós-Protocolo de Quioto, a ser concluído em 2010.
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.
MAIS NOTÍCIAS