Provar que o uso do comboio é parte da solução para o problema do efeito de estufa no planeta é um dos objectivos do Climate Express (Comboio do Clima) que levará amanhã de Bruxelas para Copenhaga centenas de congressistas para a cimeira.
A iniciativa é da União Internacional dos Caminhos de Ferro (UIC), que organizou uma viagem inteiramente limpa de emissões de CO2, uma vez que este comboio, com tracção eléctrica, é alimentado ao longo do percurso por fontes de energia renovável. A UIC fez as contas e concluiu que se cada um dos passageiros fizesse esta mesma viagem de avião teria produzido 115 Kg de CO2, ou seja, este comboio evitará a emissão de 46 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.
Reverso da medalha: a viagem durará 12 horas, pois é preciso atravessar a Bélgica, a Alemanha e a Dinamarca. A partida está prevista para as 9h10 em Bruxelas e chegada a Copenhaga às 22h55.
Mas também aqui a organização pretende demonstrar que este modo de transporte tem condições únicas para misturar lazer e trabalho e programou um conjunto de actividades a bordo que incluem ateliês e mesas redondas com representantes da União Europeia, eurodeputados, congressistas, políticos, jornalistas e gestores de empresas ferroviárias.
A CP será uma das empresas do sector presentes neste evento, sendo o seu presidente, Cardoso dos Reis, um dos oradores num painel que conta com a presença dos seus homólogos dos caminhos-de-ferro franceses (SNCF) e alemães (DB), respectivamente, Guillaume Pepy e Rudiger Grube, e o vice-presidente da East Japan Railways, Yoshido Ishida.
A animação a bordo para os 400 eco-passageiros (segundo a expressão da própria UIC) do Climate Express inclui ainda jazz ao vivo e uma sessão de magia.
Para Copenhaga viajará também a equipa de ambientalistas que há três semanas iniciou uma viagem simbólica em Quioto (a cidade japonesa que deu o nome ao protocolo internacional ainda em vigor), tendo atravessado a Rússia no Transiberiano. Estes especialistas foram apoiados no trajecto pelos caminhos-de-ferro russos (RZD) e são portadores, na parte final desta viagem de Quioto a Copeganha, de uma mensagem da comunidade ferroviária mundial que apela ao uso deste modo de transporte para vencer o desafio do clima.
O presidente da CP irá falar sobre as práticas ambientais da transportadora pública portuguesa, na qual, por exemplo, 65 por cento das unidades de tracção eléctrica recuperam energia durante a frenagem. A empresa é pioneira no uso de cepos sintéticos nos vagões de mercadorias, que permitem reduzir o ruído, e tem investido na bilhética sem contacto e na venda on-line, que são alternativas ao papel.
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