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SerieY 2
Verão Escaldante
 

Histórias da cidade nua
Por Marco Vaza

 

 

"Há oito milhões de histórias na cidade nua." Uma história por cada uma das pessoas que vive em Nova Iorque. E são várias dessas histórias que são contadas em "Verão Escaldante/Summer of Sam" (1999), de Spike Lee, o DVD que sai hoje na Série Y.

 

Lee, nascido em Atlanta mas nova-iorquino de coração, descreve a sua cidade tal como a sentiu no Verão de 1977, com temperaturas acima dos 40 graus, o auge do "disco sound", a afirmação do "punk" e a histeria colectiva provocada pelo reino de terror do "Filho de Sam", um assassino que matava raparigas com tiros de pistola à queima-roupa.

 

Em 1977, Spike Lee tinha 20 anos, decidiu que queria ser realizador e fez o seu primeiro filme, "Last Hustle in Brooklyn", filmado em Super 8 e que retrata a vida quotidiana dos negros e porto-riquenhos de Brooklyn. Vinte anos depois, Lee regressou ao passado da cidade e recuperou para o cinema o seu Verão mais quente, os ares condicionados ligados no máximo, um "blackout" de 18 horas que provocou os maiores motins da história de Nova Iorque e a prisão de mais de três mil pessoas, a morte de Elvis Presley, o título dos Yankees no basebol, o clube "punk" CBGB, a discoteca Studio 54 e os crimes do assassino do calibre 44.

 

 

“Verão Escaldante”,
de Spike Lee

Por Marco Vaza

 

 

O ano é 1977. Ao ritmo do “disco” e do “punk”, Nova Iorque vive um dos Verões mais quentes da sua história e está refém de um “serial killer” autodenominado “Son of Sam” (filho de Sam), que vagueia pelas ruas da cidade com uma Magnum 44 a matar pessoas, na sua maioria jovens raparigas de cabelo castanho. Em resumo, uma cidade pronta a explodir, que Spike Lee, cineasta nova-iorquino, utiliza como cenário para “Verão Escaldante/Summer of Sam” (1999), o próximo DVD da série Y.

 

Lee, tal como Martin Scorsese ou Woody Allen, é um homem de Nova Iorque que filma com toda a familiaridade as pequenas histórias e os grandes conflitos da cidade. Ao contrário do que fez em muitos dos seus filmes anteriores como “Não Dês Bronca” (1989) ou “Passadores” (1995), centrados na comunidade negra, Lee preferiu filmar uma comunidade italiana do Bronx apanhada no meio de um ambiente de histeria e paranóia, em que o “serial killer” pode ser o vizinho do lado, o melhor amigo ou o padre da paróquia.

 

 
 

 
 
- Veja aqui a ficha do filme "Verão Escaldante" no Cinecartaz