"Pronto-a-Vestir",
de Robert Altman,
na Série Y
Por Vasco T. Menezes
Um romance de poesia em bruto
Uma multiplicidade de histórias giram à
volta da apresentação das colecções
de pronto-a-vestir num desfile de moda em Paris.
Entre os inúmeros intervenientes,
encontramos: Kitty Potter (Kim Basinger), uma repórter de
TV de carregado sotaque sulista e muito pouca perspicácia;
um desprezível fotógrafo (Stephen Rea) que passa o
tempo divertindo-se a humilhar as três poderosas editoras
(Linda Hunt, Sally Kellerman e Tracey Ullman) de revistas de moda
- a "Vogue", a "Elle" e a "Harper's Bazaar"
- que o querem contratar; antigos amantes de Roma (Sophia Loren
e Marcello Mastroianni) que se voltam a encontrar após vários
anos de separação; um designer arrogante (Richard
E. Grant) que descobre que a modelo preferida (nada mais, nada menos
do que Ute Lemper) está grávida (ainda por cima, de
trigémeos); a amante (Anouk Aimée) de um czar da moda
(Jean-Pierre Cassel) cuja misteriosa morte deixa todos satisfeitos;
e dois jornalistas americanos (Tim Robbins e Julia Roberts) que
passam a maior parte do tempo na cama, a beber e a fazer amor.
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Baixa
Costura
Por Vasco T. Menezes
Ciúmes, intrigas, amuos, vaidades, caprichos
e muito excremento de cão à mistura. É assim
"Pronto-a-Vestir", o retrato, satírico e ácido,
do mundo da moda pelo eterno rebelde Robert Altman.
Para a indústria da moda,
chegou a altura mais esperada do ano - a apresentação
das colecções de pronto-a-vestir, num "show"
parisiense que reúne os intervenientes habituais neste tipo
de acontecimentos, desde os estilistas aos repórteres, passando
pelos editores de revistas, modelos ou fotógrafos. É
um mundo em que egos delicados andam à solta e os próprios
desfiles acabam por ocupar um segundo plano perante a mesquinhez,
falta de vergonha e corrupção generalizadas de um
grupo de pessoas incapazes de olhar para fora de si.
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