Schubert

Admirador de Mozart, Haydn e Beethoven, foi um dos primeiros e maiores compositores românticos, embora tenha sido alvo de uma atenção muito discreta em vida. Compôs ao sabor da liberdade, preferindo o lirismo em vez do dramatismo e foi na poesia de Goethe que conseguiu encontrar inspiração para algumas das suas obras mais belas. Franz Peter Schubert (1797-1828) nasceu em Lichtenthal, um subúrbio de Viena, e começou a aprender música desde cedo. Ler »



Pioneirismo romântico

Incompreendido em vida, Franz Peter Schubert é considerado um dos maiores compositores do século XIX, marcando a passagem do estilo clássico para o romântico. Nascido num subúrbio de Viena, em 1797, começou a aprender música através dos ensinamentos do seu pai e de Ignaz, o seu irmão mais velho (que lhe deu a conhecer a técnica do pianoforte). Com apenas sete anos, Schubert parecia estar já avançado em relação aos conhecimentos musicais dos seus primeiros “professores”. Ler »



Franz Peter Schubert

Franz Peter Schubert (1797-1828) não pretendeu ser, tal como Beethoven, um grande revolucionário musical. Enquanto as suas primeiras obras revelam a marca dos grandes clássicos austríacos, com claras alusões ao estilo de Haydn e Mozart, os seus últimos trabalhos apontam, mesmo assim, novos caminhos que influenciaram o futuro movimento romântico. Schubert trabalhou ao sabor da liberdade e revelou o seu génio inquestionável nas canções artísticas alemãs, conhecidas como "lieder". Mais do que a aparência formal, o compositor preferia centrar-se no conteúdo melódico espontâneo. Ler »

 

 

 

PRÓXIMO COMPOSITOR

Piotr Ilich Tchaikovsky

Depois de Beethoven, Wagner e Schubert, o PÚBLICO dá-lhe a conhecer na próxima semana, em dois álbuns, o génio e a obra do sinfonista russo mais importante da sua geração, Piotr Ilich Tchaikovsky. Por diversas vezes interpretado pela Royal Philharmonic Orchestra, cujo objectivo do fundador, Sir Thomas Beecham, era levar as melhores composições de sempre a cada canto do Reino Unido, Tchaikovsky foi um compositor com um percurso singular e controverso.