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"Melodrama feito de sombras"
Neste clássico intimista de
Nicholas Ray, aquilo que
começa por ser um "film
noir" transforma-se numa
história de amor entre uma
mulher cega e um polícia que
parece nao querer ver
No cinema de Nicholas Ray, o herói é
alguém que nao gostava de o ser, ou
melhor, que costuma andar a deriva,
dividido entre obsessoes e fantasmas.
A figura do "perdedor" é, em "Cega
Paixao/On Dangerous Ground"
(1952), assumida pelo polícia Jim
Wilson (Robert Ryan), um homem
solitário que se vai tornando cada
vez mais agressivo com o ambiente
urbano envolvente.
A sua imagem, de chapéu e gabardina,
lembra as mais famosas composiçoes
de Humphrey Bogart no cinema,
mas este agente Wilson tem mais
olheiras do que charme e nao sente orgulho
no modo de vida marginal que
é obrigado a seguir (embora trabalhe
ao lado da lei). O dever de polícia tornou-
o numa pessoa desencantada, um
inadaptado que se encontra perdido
entre o fumo dos bares e as luzes das
ruas movimentadas. Embora se sinta
deprimido com a violencia exigida no
exercício da profissao, continua a ser
o melhor agente da sua esquadra e nao
consegue libertar-se de uma rotina
viciante (e viciada).
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"Cega Paixao", de Nicholas Ray
Neste drama "noir", um polícia percebe que nem sempre a companhia é inimiga da solidao
Cega Paixao/On Dangerous Ground" (1952) começa por ser um filme sobre as rotinas instáveis de um solitário agente policial. Mas aquilo que parece seguir a estrutura de uma obra de mistério transforma-se num drama romântico entre uma mulher cega e um homem que nao quer ver. Este é um dos trabalhos menos conhecidos de Nicholas Ray, embora seja um dos melhores testemunhos do estilo delicado e sóbrio do realizador de "Fúria de Viver" e "Johnny Guitar".
"Nao te preocupas com os outros, pois nao?" A pergunta retórica, feita por um dos seus colegas da esquadra, persegue a mente de Jim Wilson (Robert Ryan) e atormenta-o nos momentos em que se sente só. A profissao desfez-lhe as convicçoes, mas o agente nao a consegue largar por um minuto.
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"Cega Paixao", de Nicholas Ray - 1952
Jim Wilson (Robert Ryan)
é um agente da polícia
que tem de investigar um
misterioso assassinato.
Para tal, desloca-se a
uma pequena aldeia
onde conhece uma jovem
cega, Mary Malden (Ida
Lupino). |
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"O Mundo a Seus Pés"
DE ORSON WELLES
"Um clássico que revolucionou a indústria artística, nos seus reflexos de testemunho e de onirismo. A partir dele, nada se adiantou - sobre os desígnios do poder, a influencia dos meios de comunicaçao, a vagabundagem visionária, os mistérios e os fantasmas da infância..." |
"As Duas Feras"
DE HOWARD HAWKS
"O exemplo perfeito das 'screwball comedies', num requinte de ambiguidades morais e sexuais. Um prodígio quanto a narrativa e ao diálogo, ao tempo de acçao, aos efeitos de surpresa, ao absurdo dos artifícios, ao carisma extravagante dos intérpretes." |
"Os Dominadores"
DE JOHN FORD
"Uma vibrante celebraçao da saga 'western', tendo John Wayne num dos seus mais formidáveis desempenhos, com a fenomenal reavaliaçao de Ford, em que ao envolvimento de massas se recorta, afinal, o vulto solitário dos protagonistas." |
"King Kong"
DE MERIAN C. COOPER E
ERNEST B. SCHOEDSACK
"Épico do terror-fantástico, e um dos clássicos primordiais de culto, mantém um sortilégio essencial: em magia, exotismo, aventura, 'suspense', pulsao erótica em que se transcende o mito entre a bela e o monstro. Eis o espectáculo virtual por excelencia."
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