"Saudades do Oeste"

Nesta aventura histórica, o lendário John Wayne aceita, a seis dias da reforma, uma derradeira e perigosa missao. O cinema de John Ford chega a colecçao Clássicos Público

 

A OPINIÃO

"'Os Dominadores' conjuga uma vibrante celebraçao da saga 'western', tendo John Wayne num dos seus mais formidáveis desempenhos"
JOSÉ DE MATOS-CRUZ, Historiador de Cinema

 

Quando O "western" foi dos primeiros géneros cinematográficos em que a indústria de Hollywood decidiu apostar, envolvendo-se nas origens de um país quase sem história. A obra do realizador John Ford confunde-se, hoje, com as fórmulas e a evoluçao deste estilo narrativo, sendo um caso sublime em que um cineasta constrói (quase) sozinho a identidade de um modelo de ficçao. O terceiro DVD da colecçao Clássicos Público, "Os Dominadores/She Wore a Yellow Ribbon" (1949), é a confirmaçao deste talento, contando com o carismático John Wayne para personificar um capitao que, a menos de uma semana da reforma, é obrigado a aceitar uma última missao.Hawks.


Os Dominadores", de John Ford
John Wayne é um capitão a beira da reforma neste clássico onde ainda reina a lei da bala

Apesar da paisagem imensa e pacífica, em que os vales com pouca florestação contrastam com um céu limpo e luminoso, o clima é instável. A Sétima Cavalaria sofre um novo desaire na batalha de Little Big Horn, com mais de duas centenas de vítimas. Na introduçao de "Os Dominadores/She Wore a Yellow Ribbon", o terceiro DVD da colecçao Clássicos Público, lê-se que os índios "Sioux e Cheyenne estão em pé de guerra". Cabe agora ao capitão Nathan Brittles (John Wayne) inverter o cenário pouco amistoso, mesmo que se encontre apenas a seis dias da reforma.

Ainda não sei o que vou fazer, mas não me imagino numa cadeira de baloiço", confessa o protagonista. De lenço ao pescoço e uniforme azul escuro, Brittles reflecte sobre o seu derradeiro desafio, enquanto fuma um cachimbo. Acaba por liderar um regimento e conduzi-lo para norte, mas a ordem de escoltar também a mulher e a filha de um influente militar, o major Allshard (George O'Brien), pode fragilizar ainda mais o sucesso da jornada.


Os Dominadores", de John Ford

Neste "western", protagonizado pelo lendário John Wayne, um capitao de Cavalaria a beira da reforma é chamado para uma última missao, após a vitória índia na batalha de Little Big Horn. Para dificultar ainda mais este perigoso e derradeiro desafio, o protagonista tem de escoltar a mulher e a filha de um militar até território seguro. "Os Dominadores/She Wore a Yellow Ribbon", vencedor de um Óscar para Melhor Fotografia, é um memorável épico de John Ford, que com este género narrativo se tornou num dos maiores mestres do cinema.

 
"O Mundo a Seus Pés"
DE ORSON WELLES

"Um clássico que revolucionou a indústria artística, nos seus reflexos de testemunho e de onirismo. A partir dele, nada se adiantou - sobre os desígnios do poder, a influencia dos meios de comunicaçao, a vagabundagem visionária, os mistérios e os fantasmas da infância..."
"As Duas Feras"
DE HOWARD HAWKS

"O exemplo perfeito das 'screwball comedies', num requinte de ambiguidades morais e sexuais. Um prodígio quanto a narrativa e ao diálogo, ao tempo de acçao, aos efeitos de surpresa, ao absurdo dos artifícios, ao carisma extravagante dos intérpretes."
"Os Dominadores"
DE JOHN FORD

"Uma vibrante celebraçao da saga 'western', tendo John Wayne num dos seus mais formidáveis desempenhos, com a fenomenal reavaliaçao de Ford, em que ao envolvimento de massas se recorta, afinal, o vulto solitário dos protagonistas."
"King Kong"
DE MERIAN C. COOPER E
ERNEST B. SCHOEDSACK


"Épico do terror-fantástico, e um dos clássicos primordiais de culto, mantém um sortilégio essencial: em magia, exotismo, aventura, 'suspense', pulsao erótica em que se transcende o mito entre a bela e o monstro. Eis o espectáculo virtual por excelencia."