O Mundo a Seus Pés", de Orson Welles

A colecçao de DVD Clássicos Público, que se inicia amanha com "O Mundo a Seus Pés"/"Citizen Kane", de Orson Welles, é uma proposta irresistível. Trata-se de uma viagem no tempo, uma nova oportunidade para recordar a época dourada de Hollywood, onde a ilusao do grande ecra parecia tornar o mundo mais perfeito e, finalmente, voltar a ver obras-primas que, ainda hoje, influenciam os rumos da 7a arte.

Assistir as peripécias do gorila mais famoso do cinema, em "King Kong" (1933), ou partilhar os jogos de amor-ódio entre Katharine Hepburn e Cary Grant, em "As Duas Feras" (1938), é um privilégio que só o PÚBLICO lhe oferece, todas as quintas-feiras.

Neste regresso ao passado, onde há espaço para a mestria dos realizadores John Ford, Alfred Hitchcock ou Nicholas Ray, irao também desfilar as estrelas que ajudaram a transformar Hollywood na "terra dos sonhos". John Wayne, Robert Mitchum, Ginger Rogers e os irmaos Marx tem presença assegurada.


Clássicos Público
Nos próximos meses, o passado vai voltar a estar bem presente. E a "culpa" é toda dos Clássicos Público, a nova colecçao de DVD que o PÚBLICO vai lançar a partir de 7 de Outubro.

A proposta é a seguinte: 20 quintas-feiras, 20 clássicos, exemplares ilustres do que melhor se fez em Hollywood durante as décadas de 30 a 50, a chamada idade de ouro do cinema americano.

Trocando por miúdos, uma viagem ao passado com paragens em obras emblemáticas de alguns dos maiores cineastas de todos os tempos - Alfred Hitchcock, Orson Welles, Howard Hawks, John Ford, George Cukor -, na companhia de estrelas tao reluzentes como Katharine Hepburn, Cary Grant, Henry Fonda, John Wayne, Fred Astaire ou Ginger Rogers.

 
"O Mundo a Seus Pés"
DE ORSON WELLES

"Um clássico que revolucionou a indústria artística, nos seus reflexos de testemunho e de onirismo. A partir dele, nada se adiantou - sobre os desígnios do poder, a influencia dos meios de comunicaçao, a vagabundagem visionária, os mistérios e os fantasmas da infância..."
"As Duas Feras"
DE HOWARD HAWKS

"O exemplo perfeito das 'screwball comedies', num requinte de ambiguidades morais e sexuais. Um prodígio quanto a narrativa e ao diálogo, ao tempo de acçao, aos efeitos de surpresa, ao absurdo dos artifícios, ao carisma extravagante dos intérpretes."
"Os Dominadores"
DE JOHN FORD

"Uma vibrante celebraçao da saga 'western', tendo John Wayne num dos seus mais formidáveis desempenhos, com a fenomenal reavaliaçao de Ford, em que ao envolvimento de massas se recorta, afinal, o vulto solitário dos protagonistas."
"King Kong"
DE MERIAN C. COOPER E
ERNEST B. SCHOEDSACK


"Épico do terror-fantástico, e um dos clássicos primordiais de culto, mantém um sortilégio essencial: em magia, exotismo, aventura, 'suspense', pulsao erótica em que se transcende o mito entre a bela e o monstro. Eis o espectáculo virtual por excelencia."