"O Cônsul Honorário", de Graham Greene
"O Cônsul Honorário" é não só um dos mais famosos livros de Graham Greene (e um dos muitos que deu origem a um filme, com Michael Caine no papel principal) mas aquele que o próprio autor considerava como o seu melhor romance. (TEXTO)


   

“O álibi de Deus”
Eduardo Plarr é um médico na casa dos trinta, filho de um pai inglês e uma mãe paraguaia, que acaba de se instalar numa pequena cidade do norte da Argentina, na margem do Paraná, com o Paraguai a espreitar da outra margem. A sua mãe ficou em Buenos Aires , onde se empanturra de “alfajores” e “dulce de leche” e vai suspirando pela sua antiga vida de proprietária, num Paraguai onde o seu marido escolheu ficar para se opor à ditadura do general Stroessner, depois de ter obrigado a mulher e o filho a refugiar-se na Argentina. (TEXTO)


   

Leia este filme
Inúmeros livros de Greene foram adaptados para cinema. “O Cônsul Honrário” foi levado ao cinema uma vez, por John Mackenzie (1983). Michael Caine é o cônsul Charley Fortnum e Richard Gere o médico Eduardo Plarr. O elenco inclui ainda Bob Hoskins, Joaquim de Almeida ou Leonard Maguire.


   
“A grande vantagem de ser escritor é poder espiar as pessoas. Estás lá, ouvindo cada palavra, mas uma parte de ti observa. Tudo é útil para um escritor – cada fragmento, até o almoço mais longo e mais aborrecido.”

    
   

 
Graham Greene