Perfil
Um viajante incansável
Por M.T.S.

David Herbert Lawrence nasceu em 1885, em Eastwood, Reino Unido. Filho de um mineiro alcoólico e de uma professora primária, teve uma infância difícil, marcada pela pobreza e pelas discussões familiares. Contudo, os laços afectivos com a mãe, que encorajou o interesse de Lawrence pelas artes, perduraram até à morte desta, em 1910. Frequentou a Nottingham High School e depois a Nottingham University, concluindo a sua licenciatura com 22 anos.

Após a publicação de poemas da sua autoria na “English Review”, Lawrence estreou-se como romancista com o livro “Pavão Branco”, em 1911. Um ano depois, conhece Frieda von Richthofen — com quem veio a casar — e, em 1913, publica “Filhos e Amantes”, claramente autobiográfico.

Durante as duas décadas anteriores à sua morte, viaja ininterruptamente com a sua mulher para países como Itália, França, Estados Unidos, Austrália ou México, onde viveu durante dois anos. Pelo caminho, vai publicando livros como “The Rainbow” (1915), “The Lost Girl” (1920), “A Serpente Emplumada” (1926) ou “O Amante de Lady Chatterley” (1928), o seu último romance. Morre em Vence, França, no dia 2 de Março de 1930.