home
logo logo
11 Feverreiro 2026 - 15h47
pub
home
 

PRODUTOS
COLECÇÕES
COMUNIDADE
FORMATOS
INICIATIVAS
NÓS
 

Os primeiros passos de Tintim na Lua
Por Ana Filipa Gaspar

“Adeus Terra”, diz o professor Girassol ao entrar no foguetão X-FLR6, juntamente com Tintim, Milu, Haddock e Wolff. Em Pisando a Lua, a expedição lunar continua e grande parte da acção desenrola-se no interior da nave espacial, com muito humor mas também drama, suspense e emoção Os heróis de Hergé vivem uma aventura pioneira e ninguém sabe o que vai acontecer. Será que a viagem vai ser bem sucedida? Quais os perigos que o espaço e a Lua reservam? Há uma certeza: para Tintim, ir à Lua é “um sonho maravilhoso” que em breve vai concretizar-se.

A primeira surpresa é protagonizada pelos Dupond(t), que não deveriam participar na expedição – mas raramente conseguem ficar de fora das aventuras – e são descobertos a bordo do foguetão. O motivo é simples: confundiram o horário da partida (1h34 com 13h34) e decidiram pernoitar no X-FLR6. Com esta descoberta, surge também o primeiro problema: as reservas de oxigénio foram calculadas apenas para os membros da tripulação e não são suficientes para mais duas pessoas. mais »

 

Inveções do Professor Girassol
Por Ana Filipa Gaspar

Nos episódios da saga no espaço são diversas as contribuições científicas do professor Girassol para o desenrolar da história – aliás, a viagem à Lua foi preparada pelo próprio cientista. Em Pisando a Lua, Tintim, Haddock, os Dupond(t) e até Milu vestem fatos com ar comprimido e rádio incorporado, além de utilizarem o carro lunar para investigar e recolher informações sobre o satélite.

Os fatos articulados têm um capacete fixo e permitem aos personagens dar os primeiros passos em solo do satélite da Terra ou até aventurarem-se pelo espaço. Quanto ao carro, é parecido a um tanque militar – muito pesado –, mas tem um motor eléctrico que funciona com baterias; quando estas se esgotam é necessário regressar à base. Também o veículo de exploração nas missões Apolo 15, 16 e 17 tinha uma limitação semelhante e o máximo espaço que podia percorrer era de oito quilómetros. No primeiro episódio, Objectivo Lua, assiste-se ao voo experimental do modelo X-FLR6, cujo tamanho é mais reduzido do que o foguetão lunar. mais »

 

Tintim

Um herói da banda desenhada no satélite natural da Terra A descida de Tintim e dos seus companheiros na superfície do único satélite natural da Terra é a concretização, por parte de Hergé, de um velho sonho da humanidade.
Não está confirmado, mas consta que o astronauta norte-americano Neil Armstrong só ficou verdadeiramente descansado quando pode confirmar que era o primeiro homem a pôr os pés no solo lunar, em 20 de Julho de 1969...

A preparação da aventura exigiu longos e detalhados trabalhos preparatórios, que passaram pela recolha da informação disponível sobre o satélite, de modo a conferir verosimilhança às peripécias protagonizadas pelos heróis. Hergé sabia que a Lua não tem atmosfera – logo, não há erosão e a textura da superfície só é afectada pela colisão com meteoritos – e explorou a hipótese, depois confirmada, da existência de água (em forma de cristais de gelo) sob a superfície. mais »