home
logo logo
11 Feverreiro 2026 - 17h23
pub
home
 

PRODUTOS
COLECÇÕES
COMUNIDADE
FORMATOS
INICIATIVAS
NÓS
 

 

Tintim

Um herói da banda desenhada no satélite natural da Terra A descida de Tintim e dos seus companheiros na superfície do único satélite natural da Terra é a concretização, por parte de Hergé, de um velho sonho da humanidade. Não está confirmado, mas consta que o astronauta norte-americano Neil Armstrong só ficou verdadeiramente descansado quando pode confirmar que era o primeiro homem a pôr os pés no solo lunar, em 20 de Julho de 1969…

A preparação da aventura exigiu longos e detalhados trabalhos preparatórios, que passaram pela recolha da informação disponível sobre o satélite, de modo a conferir verosimilhança às peripécias protagonizadas pelos heróis. Hergé sabia que a Lua não tem atmosfera – logo, não há erosão e a textura da superfície só é afectada pela colisão com meteoritos – e explorou a hipótese, depois confirmada, da existência de água (em forma de cristais de gelo) sob a superfície. Também não ignorava que a gravidade na Lua é fraca, representando um sexto da que existe na Terra – daí o bailado feérico dos irmãos Dupond(t), muitos anos antes dos astronautas da NASA com os seus pesados equipamentos. Os 82,5 quilos de massa do fato espacial destes seriam difíceis de carregar na Terra, mas na Lua não representavam mais do que 14 quilos…

Com os seus 38 milhões de quilómetros quadrados de superfície, a Lua tem um raio médio de 384.400 quilómetros. Proporcionalmente, é o maior satélite natural do nosso Sistema Solar. Como se sabe, ela apresenta fases e, vista da Terra, exibe sempre a mesma face. A Lua é a principal responsável pelos efeitos de marés que ocorrem nos oceanos da Terra. A origem do satélite continua a alimentar teses e especulações, admitindo-se que a similitude entre elementos encontrados na Lua e na Terra aponte para uma origem comum.