Nikolai Rimski-Korsakov

A Arte de Compor com Perfeição
Estudioso dedicado, Nikolai Rimski-Korsakov encontrou os temas das suas composições na tradição musical popular da Rússia. Foi um criador e impulsionador do nacionalismo musical, num período em que a ópera russa era desprezada.
Quando morreu vítima de um enfarte em 1908, Nikolai Rimski- Korsakov era famoso em todo o mundo. Juntamente com Tchaikovsky e Mussorgsky, foi um dos grandes representantes da música russa do século XIX. Hoje, uma das suas obras mais conhecidas é Xerazade, baseada na lenda das Mil e Uma Noites, e está presente no volume 19 da Colecção Royal Philarmonic do PÚBLICO, ao lado da exótica composição Capricho Espanhol. Entre os compositores que influenciaram Rimski-Korsakov, encontra-se Balakirev que o incentivou a escrever a sua primeira sinfonia. Este é um dos seus géneros musicais preferidos, mas não o único - a sua produção inclui ainda óperas e obras para canto. Ler »

ROBERT SCHUMANN
PRÓXIMO COMPOSITOR

Felix Mendelssohn

Foi um compositor superdotado e com um
talento musical verdadeiramente precoce. Felix Mendelssohn-Bartholdy nasceu em 1809 naquela que era já uma grande cidade industrial da Alemanha do século XIX, Hamburgo. Filho de uma família judia, viveu uma vida sem dificuldades económicas,
podendo permitir-se todos os luxos: estudar o que quisesse, viajar, dedicar-se a diversas artes. Quando completou sete anos, dada a disposição fora do comum para a música, o pai decidiu que a família se devia mudar para Paris, de modo a que Mendelssohn pudesse desenvolver uma
carreira musical. Maria Bigot, uma das
intérpretes preferidas de Beethoven, é escolhida como professora do jovem músico e os progressos foram tão rápidos que Mendelssohn realizou o seu primeiro concerto, ao piano, em 1818. Tinha, então, apenas nove anos. Mais tarde, de regresso a Berlim, a sua educação ficou a cargo de professores conceituados: Henning e Rietz para o violino, Berger para o piano e
Zelter para a composição e harmonia. As primeiras composições de Mendelssohn datam de 1820, mas é impossível saber com exactidão se não teria existido alguma obra anterior que tivesse sido destruída.
Em 1821, depois de um encontro com
Weber, na estreia de O Caçador Furtivo,
Mendelssohn conheceu Goethe, na cidade
de Weimar. Tanto Weber como Goethe têm uma influência decisiva na obra e vida do jovem compositor: se do primeiro herdou
a revolta e fantasia quase frenética do
romantismo, já ao segundo ficou a dever
o seu sentido clássico, disciplina e dedicação
ao trabalho. Foi maestro da Orquestra
de Leipzig, onde fundou um conservatório,
tendo vindo a falecer nesta cidade alemã
em 1847.