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Nikolai Rimski-Korsakov
A
Arte de Compor com Perfeição
Estudioso dedicado, Nikolai Rimski-Korsakov encontrou os temas das suas
composições na tradição musical popular da
Rússia. Foi um criador e impulsionador do nacionalismo musical,
num período em que a ópera russa era desprezada.
Quando morreu vítima de um enfarte em 1908, Nikolai Rimski- Korsakov era
famoso em todo o mundo. Juntamente com Tchaikovsky e Mussorgsky, foi um
dos grandes representantes da música russa do século XIX. Hoje, uma das
suas obras mais conhecidas é Xerazade, baseada na lenda das Mil e Uma
Noites, e está presente no volume 19 da Colecção Royal Philarmonic do
PÚBLICO, ao lado da exótica composição Capricho Espanhol.
Entre os compositores que influenciaram Rimski-Korsakov, encontra-se
Balakirev que o incentivou a escrever a sua primeira sinfonia. Este é
um dos seus géneros musicais preferidos, mas não o único - a sua produção
inclui ainda óperas e obras para canto.Na ópera, é um seguidor de Glinka
e do seu fascínio pela literatura e lendas russas, apesar de inicialmente
se interessar pelo trabalho de compositores estrangeiros, como Meyerbeer,
Berlioz, Weber e Wagner. Uma característica que atravessa a sua obra é
o perfeccionismo, porque raramente a versão estreada das suas composições
ficava a definitiva.
Nikolai Rimski-Korsakov nasceu em 1844, na pequena cidade russa Tikhvine,
e pertencia a uma família da nobreza rural. Desde cedo, o som, os instrumentos
e a composição despertaram a atenção do jovem Rimski. A partir dos 6 anos,
estudou piano e, quando em 1856 entrou para a Escola de Cadetes da Marinha
de São Petersburgo, teve oportunidade de frequentar os meios musicais
que animavam a vida cultural da cidade.
Numa época em que a ópera russa era preterida à música francesa e italiana
e os compositores russos lutavam por ver o seu trabalho reconhecido, Rimski-Korsakov
conviveu com importantes músicos como Glinka e Mussorgsky, que se interessavam
pelos temas populares e tradicionais do país. Pertenceu ao Grupo dos Cinco
e foi grande amigo de Modest Mussorgsky, apesar das diferenças que os
separavam - enquanto Rimski caracterizava-se pela disciplina e pelo estudo,
Mussorgsky tinha um talento puro e era emocionalmente instável.
Aos 18 anos, foi nomeado oficial da marinha e partiu durante três anos
num cruzeiro pelo mundo. Mas, no regresso, decidiu dedicar- se à música.
O folclore como inspiração
Em 1871, foi escolhido para professor de composição e orquestração do
Conservatório de São Petersburgo e entregou-se aos estudos, desde a fuga
em Bach e Haendel aos polifonistas italianos e dos Países Baixos. Consciente
da necessidade de aprender, Rimski-Korsakov admitia ter sido "aceite sem
merecer no Conservatório como professor", mas "rapidamente tornou-se num
dos seus melhores (...) alunos, a julgar pela quantidade e pelo valor
da informação" que reunia.
Dois anos depois, passou a exercer o cargo de inspector de música dos
equipamentos da frota militar russa, o que lhe permitiu estudar e aprofundar
a sua técnica em instrumentos de sopro - os eleitos foram o clarinete
e a flauta. Este trabalho foi determinante para a sua obra Princípios
de Orquestração, publicada apenas em 1913 (cinco anos após a sua morte).
Durante a sua investigação, descobriu temas como a adoração do Deus-Sol
entre as canções populares russas e os seus ritos. Com essa pesquisa influenciou
por exemplo o discípulo Igor Stravinski e a sua composição A Sagração
da Primavera.
Desde a primeira sinfonia, cada obra que Rimski compunha marcava uma
evolução. No seu trabalho, o compositor integrava lentamente o folclore
popular e outros saberes resultantes das suas viagens, tornando-se num
dos maiores criadores e impulsionadores do nacionalismo musical, dominante
na Europa entre o final do século XIX e o princípio do século XX.
No total, compôs cerca de 15 óperas, algumas das quais tiveram problemas
com a censura devido à utilização de elementos críticos e políticos. O
Galo de Ouro é o exemplo ideal desse confronto - no dia da estreia foi
retirada de cena e não regressou aos palcos durante o período dos czares.
Musicólogos, compositores e críticos acusaram-no de ser um criador de
melodias roubadas ao conhecimento popular. Mas a composição musical de
Rimski- Korsakov não se limitava à criação de um universo melódico. A
harmonia e a forma como enriquecia a escrita orquestral permitiram que
fosse considerado um antecessor de Debussy.
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PRÓXIMO
COMPOSITOR |
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Felix
Mendelssohn
Foi um compositor superdotado e com um
talento musical verdadeiramente precoce. Felix Mendelssohn-Bartholdy
nasceu em 1809 naquela que era já uma grande cidade industrial
da Alemanha do século XIX, Hamburgo. Filho de uma família
judia, viveu uma vida sem dificuldades económicas,
podendo permitir-se todos os luxos: estudar o que quisesse, viajar,
dedicar-se a diversas artes. Quando completou sete anos, dada a
disposição fora do comum para a música, o pai
decidiu que a família se devia mudar para Paris, de modo
a que Mendelssohn pudesse desenvolver uma
carreira musical. Maria Bigot, uma das
intérpretes preferidas de Beethoven, é escolhida como
professora do jovem músico e os progressos foram tão
rápidos que Mendelssohn realizou o seu primeiro concerto,
ao piano, em 1818. Tinha, então, apenas nove anos. Mais tarde,
de regresso a Berlim, a sua educação ficou a cargo
de professores conceituados: Henning e Rietz para o violino, Berger
para o piano e
Zelter para a composição e harmonia. As primeiras
composições de Mendelssohn datam de 1820, mas é
impossível saber com exactidão se não teria
existido alguma obra anterior que tivesse sido destruída.
Em 1821, depois de um encontro com
Weber, na estreia de O Caçador Furtivo,
Mendelssohn conheceu Goethe, na cidade
de Weimar. Tanto Weber como Goethe têm uma influência
decisiva na obra e vida do jovem compositor: se do primeiro herdou
a revolta e fantasia quase frenética do
romantismo, já ao segundo ficou a dever
o seu sentido clássico, disciplina e dedicação
ao trabalho. Foi maestro da Orquestra
de Leipzig, onde fundou um conservatório,
tendo vindo a falecer nesta cidade alemã
em 1847.
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