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Léo Delibes
Viveu com o desejo de atingir uma perfeição artísticainalcançável. Clement Philibert Léo Delibes (1836-1891)deixou, mesmo assim, uma obra marcada pela graciosidadee o exotismo, começando por se evidenciar nogénero da opereta. Desta fase mais ligeira, que duroucerca de 15 anos, destacam-se “Dois Cêntimos de Carvão”(criada, em 1856, para o teatro Follies Nouvelles),“A Tortilha” (1859), “Os Músicos da Orquestra” (1861),“A Serpente de Penas” (1864) e “Malbrough foi para aGuerra” (1867).
Insatisfeito com o rumo da sua carreira, Delibes tentoudestruir os seus primeiros trabalhos (sem êxito) e sóconseguiu umaoportunidade parase afirmar comoautor de partiturasde “ballet” com“A Fonte” (1866).Seguiram-se assuas composiçõesmais famosas,“Coppélia” (1870)e “Sílvia” (1876),que lhe granjearamum êxito semprecedentes naÓpera de Paris.A forma como conseguiu combinar o teatro com adança pura tornaram-no num músico de referência.Em 1881, Delibes foi nomeado professor de Composiçãodo Conservatório de Paris, onde havia estudado na infância.A sua obra mais fascinante, “Lakmé”, estreou-se a14 de Abril de 1883, e revelou alguns traços de um certomisticismo oriental muito comum na época. A músicade Delibes, artista com uma profunda sensibilidademelódica, parecia estar fora do seu tempo e evitou oarrebatamento do romantismo militante. |
PRÓXIMO COMPOSITOR |
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Frédéric Chopin
Se existe uma fi gura da música que sintetiza todas as virtudes do romantismo (e também alguns dos seus defeitos) é Frédéric Chopin. Grande pianista e compositor, era um polaco exilado, admirador de Beethoven, Bach e Franz Liszt. Teve uma vida curta — morreu aos 39 anos, vítima de tuberculose —, mas deixou um vasto legado de obras, destacando-se as valsas, “polonaises” e “mazurkas”. Bem recebido pela crítica, é considerado um “herdeiro directo” da forma de tocar piano que se intuía em Haydn, se manifestava em Mozart e nas últimas produções para piano de Beethoven. O mestre húngaro Liszt descreveu assim a chegada de Chopin a Paris: “Deu vários concertos e foi muito admirado tanto pela alta sociedade como pelos jovens artistas (...) os aplausos ensurdecedores que recebeu pareciam insufi cientes para aplacar o entusiasmo.” Mais tarde, acrescentou: “ Chopin não fi cou um único momento deslumbrado ou embriagado com o seu triunfo.” |
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