“Robin dos Bosques luta ao lado de Ivanhoe” de Walter Scott
Por ANTÓNIO MARUJO
Terça-feira, 12 de Outubro de 2004

Um torneio de cavaleiros, um assalto a um castelo, duas belas mulheres, um misterioso "Cavaleiro Negro" e Locksley, chefe de um grupo de assaltantes. Tudo isto está em "Ivanhoe", de Walter Scott

Florestas e castelos, cavaleiros e assaltantes, Ricardo Coração de Leão e Robin dos Bosques. É nesses ambientes e com tais condimentos e personagens que se desenrola "Ivanhoe", de Walter Scott, publicado em 1820 pelo antigo estudante de advocacia que, entretanto, preferira dedicar-se à literatura.

A história de "Ivanhoe" situa-se na Inglaterra do final do século XII, dominada pelos normandos e com revoltas permanentes dos saxões. Considerado o primeiro grande autor de romance histórico, Scott (1771-1832) recria nesta obra o ambiente dos torneios de cavalaria (em que se disputavam primazias, desafiavam poderosos ou defendiam honras perdidas), dos assaltos nas florestas, das conquistas de castelos.

O mundo medieval fascina desde cedo este escocês natural de Edimburgo. Mas a sua primeira obra é uma recolha de lendas e contos escoceses, que Scott passa a escrito com o seu estilo, intitulada "Minstrelsy of of the Scottish Border" (Trova dos confins escoceses), de 1802. Três anos depois, inicia a publicação da sua produção poética: "The Lay of the Last Minstrel", a que se segue "Marmion" (1808), "The Lady of the Lake" (1810), "The Vision of D. Roderick" (1811).

Nos poemas, Scott manifesta já a sua predilecção pelos ambientes da Idade Média. Mas a sua poesia vai perdendo popularidade e qualidade, ao mesmo tempo que se projecta cada vez mais a de Lord Byron. Walter Scott convence-se de que nunca conseguirá ultrapassar a qualidade poética de Byron e decide então dedicar-se à narrativa. Em 1814, publica "Waverley", inaugurando o romance histórico.

Suceder-se-ão, entre as suas melhores obras, "Guy Mannering" (1815), "Rob Roy" (1818), "Ivanhoe" (1820) e "Quentin Durward" (1823). O sucesso de Scott como escritor é acompanhado de idêntico resultado na actividade de editor, a que entretanto também se dedicara. O declínio da sua carreira literária virá, depois, a par com a falência da editora.

Nas suas histórias lendárias, há cavaleiros tornados heróis, que defendem a justiça e os fracos, que se movem pelos valores da honra dos cavaleiros. À semelhança do que também se narra em poemas medievais como a "Chanson de Roland", de França, ou o "Cantar del Mio Cid", de Espanha.

Elementos importantes, em "Ivanhoe", são também a recriação e descrição de ambientes e características das personagens, os diálogos com mais ou menos tensão narrativa ou as acções que contribuem para o desenrolar da história. Há, nesta obra, momentos-chave como o torneio de Ashby, o assalto ao castelo de Reginaldo Cabeça de Boi, o papel das belas "lady" Rowena e Rebecca ou o aparecimento do Cavaleiro Negro e de Locksley, personagens misteriosas cuja identidade desconhecida adensa a trama narrativa. Nas florestas de Rotherwood, Robin dos Bosques aparecerá ao lado de Ivanhoe e de Ricardo Coração de Leão...



Livros que nos transportam para o plano da aventura da fantasia, da descoberta e da ficção, apelando à imaginação de cada leitor para criar as imagens, as personagens e os cenários.