Quarta-feira, 30 de Junho


 

As Mil e Uma Aventuras de Dorothy
na Terra de Oz

"O Feiticeiro de Oz" pode ler-se como um livro de aventuras sobre as peripécias de Dorothy. O sucesso da obra - que deu origem a filmes, peças de teatro, programas de televisão e até jogos de computador - está, contudo, na riqueza das personagens e das atribulações por elas vividas, e assenta também na mensagem e nas interpretações que suscita.
Vejamos Dorothy, a menina do Kansas, esse território plano, cerealífero e sem árvores do centro da América, que um ciclone transporta para uma Terra de Oz contrastante, cheia de povos e paisagens diversas. Por muitos rios de água cristalina que atravesse, por muitos seres simpáticos que conheça só tem um objectivo: regressar ao Kansas e aos tios.
Quando o Espantalho diz que não percebe por que é que ela quer deixar aquela terra linda e voltar para esse "sítio vazio e sem cor que chamas Kansas", Dorothy responde: "Não importa quão tristes e sem cor as nossas casas sejam, nós pessoas de carne e osso preferimos viver lá que em qualquer outra terra, não importa quão bonita for. Não há lugar como a nossa casa."

 
   
 

Viaje com Dorothy do Kansas
até à terra do grande feiticeiro

Dia 30 de Junho com o PÚBLICO sai "O Feiticeiro de Oz". E, com Dorothy, a rapariguinha do cinzento e plano Kansas, venha até à Terra de Oz, para onde um ciclone a leva, longe dos queridos tios e onde terá de percorrer uma estrada de tijolos amarelos até à magnífica Cidade Esmeralda em busca da fórmula para regressar a casa.

 
   
 

"O Feiticeiro de Oz"

Frank Baum foi um escritor americano e jornalista que ficou mundialmente famoso com “O Feiticeiro de Oz”, publicado em 1900 – e a seguir a esse, Baum “aventurou-se” numa série de livros sobre a terra imaginária de Oz.





Livros que nos transportam para o plano da aventura da fantasia, da descoberta e da ficção, apelando à imaginação de cada leitor para criar as imagens, as personagens e os cenários.