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Uma questao de honra
Neste "western" de John Ford, o tenente-coronel Owen Thursday (Henry Fonda), figura prepotente e ríspida, quer a todo o custo derrotar uma tribo índia. E nem a proposta de diálogo do capitao Kirby York (John Wayne) parece travar a batalha iminente.
Quando perguntaram a Orson Welles que cineastas o tinham inspirado na criaçao da obra-prima "O Mundo a Seus Pés", a resposta incidiu sobre os realizadores "clássicos" que, a seu ver, eram "John Ford, John Ford e John Ford". O "mago dos 'westerns'", filho mais novo de uma família de imigrantes irlandeses, começou a dirigir filmes em 1917 e nao abrandou o ritmo durante cerca de seis décadas. As histórias passadas "no velho Oeste" tornaram-se no tema primordial da sua extensa obra (com mais de 130 títulos), embora tenha também assinado alguns melodramas, documentários, filmes de guerra e biografias históricas.
No seu todo, a herança cinematográfica de Ford traduziu-se numa coerencia artística que lhe valeu quatro Óscares de melhor realizador e os mais rasgados elogios. O estilo, para muitos poético, envolvia-se nas tradiçoes de um país, focando o perfil de homens simples que nao hesitavam em defender as fronteiras de um território marcado por paisagens áridas e luminosas. "Forte Apache" (1948), o filme desta semana da colecçao Clássicos Público, parece condensar a maioria dos traços distintivos dos seus "westerns".
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"Forte Apache" de John Ford
Numa época de honra e tradiçao, Henry Fonda e John Wayne interpretam dois militares com visoes distintas sobre a ameaça índia
Ao recuperar as lutas pela posse do território norte-americano, o "western" é também um género que permite traçar o perfil de líderes austeros, sem esquecer as suas fragilidades. "Forte Apache" (1948), um dos títulos mais carismáticos da carreira de John Ford, centra-se no retrato do tenente-coronel Owen Thursday (Henry Fonda), um homem arrogante e rigoroso que é enviado pelo departamento de guerra para uma zona alvo da ameaça índia. "A farda nao é uma expressao da excentricidade individual. Aqui nao há 'cowboys' nem comerciantes. Nao é que seja autoritário, mas quero ter orgulho no meu regimento." O discurso, proferido perante um grupo de militares ainda em fase de aprendizagem, parece traduzir a vida de Thursda que se ve enredado na solidao, mas nao deixa abalar no respeito pelo mérito m tar. Depois de ter estado em muitos outros campos de batalha, ve-se "encurralado" em Forte Apache, um enclave fronteiriço que o incomoda, mas que nao o desencoraja na vontade de usar as armas para conseguir destruir o guerreiro índio Cochise (Miguel Inclán).
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"Forte Apache"
de John Ford, 1948
O realizador John Ford explora
a mitologia do herói americano
através do carácter de Owen
Thursday (Henry Fonda), homem
arrogante e obcecado com as regras
militares. O seu destacamento
para o desolado Forte Apache
leva-o a tentar destruir o guerreiro
índio Cochise (Miguel Inclán) e
a reclamar a honra militar, que
julga sua por direito. |
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"O Mundo a Seus Pés"
DE ORSON WELLES
"Um clássico que revolucionou a indústria artística, nos seus reflexos de testemunho e de onirismo. A partir dele, nada se adiantou - sobre os desígnios do poder, a influencia dos meios de comunicaçao, a vagabundagem visionária, os mistérios e os fantasmas da infância..." |
"As Duas Feras"
DE HOWARD HAWKS
"O exemplo perfeito das 'screwball comedies', num requinte de ambiguidades morais e sexuais. Um prodígio quanto a narrativa e ao diálogo, ao tempo de acçao, aos efeitos de surpresa, ao absurdo dos artifícios, ao carisma extravagante dos intérpretes." |
"Os Dominadores"
DE JOHN FORD
"Uma vibrante celebraçao da saga 'western', tendo John Wayne num dos seus mais formidáveis desempenhos, com a fenomenal reavaliaçao de Ford, em que ao envolvimento de massas se recorta, afinal, o vulto solitário dos protagonistas." |
"King Kong"
DE MERIAN C. COOPER E
ERNEST B. SCHOEDSACK
"Épico do terror-fantástico, e um dos clássicos primordiais de culto, mantém um sortilégio essencial: em magia, exotismo, aventura, 'suspense', pulsao erótica em que se transcende o mito entre a bela e o monstro. Eis o espectáculo virtual por excelencia."
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