Uma questao de honra

Neste "western" de John Ford, o tenente-coronel Owen Thursday (Henry Fonda), figura prepotente e ríspida, quer a todo o custo derrotar uma tribo índia. E nem a proposta de diálogo do capitao Kirby York (John Wayne) parece travar a batalha iminente.

Quando perguntaram a Orson Welles que cineastas o tinham inspirado na criaçao da obra-prima "O Mundo a Seus Pés", a resposta incidiu sobre os realizadores "clássicos" que, a seu ver, eram "John Ford, John Ford e John Ford". O "mago dos 'westerns'", filho mais novo de uma família de imigrantes irlandeses, começou a dirigir filmes em 1917 e nao abrandou o ritmo durante cerca de seis décadas. As histórias passadas "no velho Oeste" tornaram-se no tema primordial da sua extensa obra (com mais de 130 títulos), embora tenha também assinado alguns melodramas, documentários, filmes de guerra e biografias históricas.

No seu todo, a herança cinematográfica de Ford traduziu-se numa coerencia artística que lhe valeu quatro Óscares de melhor realizador e os mais rasgados elogios. O estilo, para muitos poético, envolvia-se nas tradiçoes de um país, focando o perfil de homens simples que nao hesitavam em defender as fronteiras de um território marcado por paisagens áridas e luminosas. "Forte Apache" (1948), o filme desta semana da colecçao Clássicos Público, parece condensar a maioria dos traços distintivos dos seus "westerns".


"Forte Apache" de John Ford

Numa época de honra e tradiçao, Henry Fonda e John Wayne interpretam dois militares com visoes distintas sobre a ameaça índia

Ao recuperar as lutas pela posse do território norte-americano, o "western" é também um género que permite traçar o perfil de líderes austeros, sem esquecer as suas fragilidades. "Forte Apache" (1948), um dos títulos mais carismáticos da carreira de John Ford, centra-se no retrato do tenente-coronel Owen Thursday (Henry Fonda), um homem arrogante e rigoroso que é enviado pelo departamento de guerra para uma zona alvo da ameaça índia. "A farda nao é uma expressao da excentricidade individual. Aqui nao há 'cowboys' nem comerciantes. Nao é que seja autoritário, mas quero ter orgulho no meu regimento." O discurso, proferido perante um grupo de militares ainda em fase de aprendizagem, parece traduzir a vida de Thursda que se ve enredado na solidao, mas nao deixa abalar no respeito pelo mérito m tar. Depois de ter estado em muitos outros campos de batalha, ve-se "encurralado" em Forte Apache, um enclave fronteiriço que o incomoda, mas que nao o desencoraja na vontade de usar as armas para conseguir destruir o guerreiro índio Cochise (Miguel Inclán).


"Forte Apache" de John Ford, 1948

O realizador John Ford explora a mitologia do herói americano através do carácter de Owen Thursday (Henry Fonda), homem arrogante e obcecado com as regras militares. O seu destacamento para o desolado Forte Apache leva-o a tentar destruir o guerreiro índio Cochise (Miguel Inclán) e a reclamar a honra militar, que julga sua por direito.

 
"O Mundo a Seus Pés"
DE ORSON WELLES

"Um clássico que revolucionou a indústria artística, nos seus reflexos de testemunho e de onirismo. A partir dele, nada se adiantou - sobre os desígnios do poder, a influencia dos meios de comunicaçao, a vagabundagem visionária, os mistérios e os fantasmas da infância..."
"As Duas Feras"
DE HOWARD HAWKS

"O exemplo perfeito das 'screwball comedies', num requinte de ambiguidades morais e sexuais. Um prodígio quanto a narrativa e ao diálogo, ao tempo de acçao, aos efeitos de surpresa, ao absurdo dos artifícios, ao carisma extravagante dos intérpretes."
"Os Dominadores"
DE JOHN FORD

"Uma vibrante celebraçao da saga 'western', tendo John Wayne num dos seus mais formidáveis desempenhos, com a fenomenal reavaliaçao de Ford, em que ao envolvimento de massas se recorta, afinal, o vulto solitário dos protagonistas."
"King Kong"
DE MERIAN C. COOPER E
ERNEST B. SCHOEDSACK


"Épico do terror-fantástico, e um dos clássicos primordiais de culto, mantém um sortilégio essencial: em magia, exotismo, aventura, 'suspense', pulsao erótica em que se transcende o mito entre a bela e o monstro. Eis o espectáculo virtual por excelencia."