Joaquim Fidalgo nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1954, e reside em Espinho. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Universidade do Porto e é jornalista profissional desde 1980, tendo antes sido professor dos ensinos preparatório e secundário.
Iniciou-se na profissão em 1980, no "Jornal de Notícias", tendo transitado em 1983 para o semanário "Expresso" (delegação do Porto), onde trabalhou até 1989.
Nesse ano integrou a equipa que preparou o projecto de lançamento do jornal PÚBLICO, concretizado em Março de 1990. Fez parte da primeira Direcção Editorial do jornal - com especial responsabilidade pela Redacção do Porto -, bem como da Direcção da empresa PÚBLICO - Comunicação Social, SA, cargos que deixou em 1996.
Desempenhou depois funções de redactor-principal e de editor-chefe, dedicando especial atenção a matérias ligadas à Comunicação Social e à Educação. Foi também, desde o seu início, responsável pelo projecto "O PÚBLICO na Escola" e é membro fundador da Associação Educação e Media.
Foi membro do Conselho de Redacção no semanário "Expresso" e integrou as comissões organizadores dos dois últimos Congressos dos Jornalistas Portugueses.
Complementarmente à sua actividade como jornalista, é também professor convidado do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.
É membro da SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Joaquim Fidalgo foi Provedor do Leitor do PÚBLICO de 3 de Outubro de 1999 a 30 de Setembro de 2001. Nos três anos anteriores assinou uma crónica semanal nas páginas do PÚBLICO.
Joaquim Fidalgo sucedeu a Jorge Wemans, fundador do jornal e seu director-adjunto durante sete anos, que foi o primeiro Provedor do Leitor do PÚBLICO, tendo ocupado o cargo de 23 de Fevereiro de 1997 a 1 de Março de 1998. |