SERIE Y I    SERIE Y II   SERIE Y III ARTIGOS    FOTOS

"As Asas do Desejo", na Série Y
Quarta-feira, 14 de Abril de 2004
Por VASCO T. MENEZES

Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) são dois anjos. Estão muitas vezes sentados nas asas da estátua da Vitória, o Siegessäule no centro de Tiegarten. O olhar estende-se para lá do Reichstag e das portas de Brandenburgo. Para lá do muro.

Berlim vista de cima - a preto e branco - é caótica, fechada, ruidosa. Mas há uma outra cidade que se estende do outro lado da fronteira, vazia, sublime, fria e austera (como a Paris de Jacques Tati?)

Ler texto »

"As Asas do Desejo", de Wim Wenders
Quarta-feira, 8 de Abril de 2004

Dois anjos, Damiel e Cassiel, vagueiam, invisíveis, por Berlim, prestando auxílio e conforto às almas solitárias e deprimidas que encontram. Após muitos séculos, Damiel, cansado de ser imortal, deseja tornar-se humano para sentir os prazeres da vida e apaixona-se mesmo por uma trapezista de circo... Prémio de Melhor Realização no Festival de Cannes, "As Asas do Desejo" (1987) marcou o regresso do alemão Wim Wenders ao país natal. O resultado é uma fábula meditativa e poética, com um elenco ecléctico: Bruno Ganz, Solveig Dommartin, Curt Bois e Peter Falk, sem esquecer a inestimável contribuição de Nick Cave e dos seus Bad Seeds.

 
Consulte este filme no Cinecartaz

Título original: Der Himmel über Berlin
De: Wim Wenders
Com: Bruno Ganz, Otto Sander, Peter Falk, Solveig Dommartin
EUA, 1987