1882 ­ Filho de John Stanislaus Joyce e de Mary Jane Murray, James Augustine Aloysius Joyce nasce a 2 de Fevereiro, em Rathgar, perto de Dublin, Irlanda. Estuda no Clongowes Wood College, uma escola de jesuítas em Clane, e depois no Beldevere College, em Dublin.

1898 ­ Ingressa na University College, em Dublin, onde descobre autores como Henrik Ibsen, S. Tomás de Aquino ou W. B. Yeats e começa a escrever poemas.

1902 ­ Vai para Paris, cidade na qual vive durante um ano, trabalhando como jornalista e professor. Regressa depois à sua terra natal, quando recebe a notícia de que a mãe está a morrer.

1904 ­ Sai de Dublin com Nora Barnacle ­ com quem viria a casar, em 1931 ­ fixando-se em Pola e, posteriormente, em Trieste, Itália.

1907 ­ Publica o seu primeiro livro, “Chamber Music”, um conjunto de 36 poemas de amor. Sete anos depois, é publicado o seu segundo trabalho, “Gente de Dublin”, com 15 pequenos contos.

1916 ­ Publica “Retrato do Artista Quando Jovem”, o seu primeiro romance, com traços claramente autobiográficos. Dois anos depois, escreve a peça de teatro “Exiles”.

1922 ­ Alcança a fama internacional com a publicação de “Ulisses”.

1939 ­ Publica “Finnegans Wake”, o seu último trabalho, considerado uma das maiores obras da modernidade ocidental.

1941 ­ Morre a 13 de Janeiro, em Zurique.