Morte em Veneza
Thomas Mann



 


Este livro deu um filme
Atracção Fatal
Nuno Franco

"Aquele que contempla a beleza está condenado a morrer", escrevia Platão. Pode ser este igualmente o epitáfio para "Morte em Veneza", a adaptação de Luchino Visconti da obra de Thomas Mann: o encontro com a morte aquando do confronto com a beleza (a da juventude, mas também da vida nela contida). Se é certo que há muito se tinham separado as águas em relação às ambições estéticas do realizador aristocrata italiano - na ligação ao neo-realismo, patente até à ruptura introduzida por "Sentimento" - "Morte em Veneza", de 1971, é a obra onde essas premissas, as de um certo decadentismo, são levadas mais longe, constituindo para muitos o seu apogeu como cineasta. Numa Veneza infestada pelo perigo da contaminação, pelo calor, há a aproximação entre dois olhares de dois mundos antagónicos - o de Gustav von Aschenbach (transformado por Visconti em músico, e personagem, tal como em Mann, claramente decalcado na sublimação esteta do sinfonista Gustav Mahler) e do efebo Tadzio, que se encontram numa comunicação para além das palavras, feita de olhares cúmplices. Filme espectral, banhado pelas cores saturadas e melancólicas da laguna veneziana, é uma obra que joga nos silêncios, mas também nos "flashbacks" que explicam a atracção de Aschenbach pelo jovem Tadzio. Destaque para a magistral música de Mahler (sobretudo para o "Adagietto" da Quinta Sinfonia no derradeiro momento da morte) assim como para as prestações maiores de Dirk Bogarde (como Aschenbach e naquele que é um dos papéis maiores da sua carreira), de Silvana Mangano e Björn Andresen (no papel de Tadzio).