Trivia
Trailers
Fotos
Screensaver
Wallpaper
Passatempo
Publicidade
Artigos Críticas Actores Realizadores Mensagens Fórum Newsletter

   Série Y
  Realizadores


Alan Parker
PUBLICO.PT

Alan Parker nasceu em Londres em 1944. Começou por trabalhar como tarefeiro numa empresa de publicidade e foi nesse meio que conheceu o produtor britânico David Puttnam — um publicitário com aspirações cinematográficas que contratou Parker para o seu primeiro trabalho enquanto escritor (“Melody”, 1971).
Seguiram-se vários anúncios televisivos e curtas-metragens. O primeiro filme, “Bugsy Malone” (1976), rendeu-lhe um BAFTA para o melhor argumento e uma nomeação para a Palma de Ouro em Cannes. Mas foi com “O Expresso da Meia-Noite” — um brilhante e brutal “thriller” baseado na história verídica de um jovem norte-americano preso na Turquia por posse de droga — que Parker conquistou um lugar na fileira da frente como um dos mais jovens e talentosos cineastas e uma nomeação para o Óscar de melhor realizador.
Seguiu-se o musical “Fama” (1980). O filme recebeu dois Óscares — melhor banda sonora e melhor canção — e deu origem a uma das séries televisivas mais populares dos anos 80. “Shoot the Moon” (1982), um filme sobre o fim de um casamento de 15 anos, não alcançou a notariedade dos filmes anteriores de Parker, mas voltou a valer-lhe uma nomeação para a Palma de Ouro em Cannes graças às excelentes interpretações de Albert Finney e Diane Keaton (nomeados para os Globos de Ouro nas categorias de melhor actor e actriz, respectivamente).
No mesmo ano, Parker decide pisar terras movediças e adapta o álbum dos Pink Floyd “The Wall” ao grande ecrã. “Birdy”, em 1984, sobre um veterano da guerra do Vietnam, dá-lhe um dos mais cobiçados galardões: o Grande Prémio do Júri do Festival de Cinema de Cannes. Parker voltaria a ter êxito com “Mississippi em Chamas” (1988), nomeado para sete Óscares, e “The Commitments” (1991), vencedor de quatro BAFTA e nomeado para um Óscar. “Evita”, em 1996, não conseguiu agradar a gregos e troianos e quase que conseguiu ser tão controverso quanto a personagem (Eva Peron) e a actriz (Madonna) que lhe deu corpo: mereceu tantas críticas más quanto nomeações para prémios.

Filmografia

2003 - The Life of David Gale

1999 - As Cinzas de Ângela
1996 - Evita
1994 - The Road to Wellville
1991 - The Commitments
1990 - Come See the Paradise
1988 - Mississippi em Chamas
1987 - Angel Heart
1984 - Birdy
1982 - Pink Floyd - The Wall
1982 - Shoot the Moon
1980 - Fama
1978 - O Expresso da Meia-Noite
1976 - Bugsy Malone