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   Série Y
  "Caminhos Perigosos"

"Caminhos Perigosos", de Robert Altman
Por Vasco T. Menezes

Rick Magruder (Kenneth Branagh), um advogado de sucesso, regressa à cidade natal de Savannah, na Geórgia, depois da última vitória em mais um caso mediático. À sua espera, numa festa surpresa, estão a fiel colega e sócia Lois (Daryl Hannah), a sua não muito fiel (e quase ex) mulher Leeanne (Famke Janssen), o amigo e investigador privado Clyde (Robert Downey Jr.) e Mallory Doss (Embeth Davidtz), com quem Rick se envolve emocionalmente, depois de passarem a noite juntos. O problema é que o pai de Mallory, Dixon (Robert Duvall) o estranho líder de um grupo com "ideias esquisitas" a está a perseguir Pelo menos é essa versão da filha...

Fascinado por Mallory, Rick resolve utilizar o poder da sua firma para a ajudar, conseguindo a prisão de Dixon e a intimação de Pete (Tom Berenger), o ex-marido da misteriosa rapariga, para testemunhar contra o velhote. Enviado para um asilo, Dixon é libertado pelos seus seguidores, pondo em marcha uma complexa série de acontecimentos que envolvem raptos, adultério e tragédia familiar, tudo isto enquanto o furacão Geraldo se aproxima cada vez mais de Savannah...

Depois de "Seven", de David Fincher, a série Y continua esta semana sob o signo do "thriller", com "Caminhos Perigosos/The Gingerbread Man" (1998), de Robert Altman. Foi o título que se seguiu na filmografia do veterano autor "maldito", iconoclasta e subversivo, ao mais típico, mas desequilibrado, "Kansas City" (1996), onde o policial se fundia, de forma insólita, com o amor do cineasta pelo jazz e pela Kansas City dos anos 30.

Em "Caminhos Perigosos", estamos no território do filme negro moderno e a abordagem ao género é aqui muito mais convencional do que na película anterior. No entanto, o filme não deixa de ser meritório, e o "savoir-faire" do realizador, aliado às superlativas direcção artística e fotografia e à música sugestiva de Mark Isham (o colaborador habitual do "protegido" de Altman, Alan Rudolph), fazem dele um objecto atmosférico e divertido.

Além disso, o argumento de Altman (sob o pseudónimo de Al Hayes), baseado numa história original de John Grisham, dá amplo espaço para o desenvolvimento das peculiaridades de uma galeria de excêntricas personagens, próprias de um certo exotismo sulista e servidas por um "cast" de luxo (liderado pelo inglês Branagh, a exibir um sotaque georgiano notável).