Trivia
Trailers
Fotos
Screensaver
Wallpaper
Passatempo
Publicidade
Artigos Críticas Actores Realizadores Mensagens Fórum Newsletter

   Série Y
  Fargo

 
A Verdadeira Brainerd e Outras Histórias
Por V.T.M.

Se a "história verídica" de "Fargo" é um logro, a verdade é que existe mesmo uma cidadezinha no Minnesota chamada Brainerd, alvo de grande atenção mediática após a estreia do filme. A pergunta era sempre a mesma: os homicídios retratados no filme ocorreram? A resposta também: não.

Frank Ball, o chefe da polícia de Brainerd, afirmou mesmo que "Fargo" nada tinha de verdadeiro e que a sua terra era um local sofisticado, lindo. "O filme é uma ficção. Basta ver que Ball não é uma mulher nem está de esperanças", respondeu Ethan Coen.

Também a "mayor" da cidade (ao que parece, a inspiração para a determinada e sempre bem disposta Marge) não apreciou o filme, posição corroborada pelo reitor do liceu, principalmente após ter verificado que as pessoas esperavam que ele falasse como uma das personagens...

Enquanto uns consideraram "Fargo" ofensivo e o seu humor condescendente, outros gostaram bastante. Foi o caso de Melissa Peterman, que interpretou uma prostituta no filme e cuja única mágoa foi o facto de o papel, ao contrário do que esperava, não lhe ter proporcionado mais encontros...

Um dos aspectos mais peculiares da Brainerd do filme é a enorme estátua que está à sua entrada. Quem está aí representado, de machado na mão e em camisa de flanela, é uma figura da mitologia americana: Paul Bunyan, um lendário e gigantesco lenhador que, reza a lenda, criou os 11 mil lagos do Minnesota com as suas poderosas pegadas. Como não podia deixar de ser, essa estátua não existe, mas à saída de Brainerd há um parque de diversões onde Bunyan e o seu fiel boi azul, Babe, "vivem", sob a forma de colossais bonecos animados.

Outro facto curioso: o único momento em que Gaear (Peter Stormare), o assassino silencioso, demonstra alguma emoção é quando assiste, comovido, a uma telenovela. Um dos actores que se vêem na TV é Bruce Campbell, grande amigo dos Coen e actor "fétiche" de Sam Raimi, na "soap opera" que fez em início de carreira, "Generations". Recorde-se que a relação dos Coen com Raimi - que compararam a Tarkovski - já tem mais de 20 anos (quando Joel, acabado de sair da escola de cinema, montou "Evil Dead" para Sam, numa altura em que Ethan, após a licenciatura em Filosofia, trabalhava nos armazéns "Macy's"!) e os três partilharam um apartamento durante anos. Além disso, sempre trabalharam juntos (por exemplo, no argumento do delirante "Crimewave" de Raimi, no qual, dez anos antes de "Fargo", dois criminosos desajeitados raptavam de forma pouco ortodoxa a mulher de um homem chamado... Odegaard!).