Viver o Natal com intensidade no Centro de Portugal
Terras de tradições, de Consoada em cenários de neve e de magia. Assim é o Natal na Região Centro de Portugal.
Festejar o Natal em comunidade, a observar as labaredas que se esticam da gigantesca fogueira montada por todos no adro da igreja; passear pelas ruas de uma pequena Aldeia Histórica, do Xisto ou de Montanha e observar as decorações feitas à mão pelos habitantes com todo o afinco e carinho; aprender a fazer iguarias de Natal com quem sabe verdadeiramente da tradição ou levar os mais pequeninos a ver neve pela primeira vez.
São inúmeras as razões que o podem fazer viajar na altura do Natal. E para muitas delas a Região Centro de Portugal é a resposta. Seja a dois ou em família, para viver as tradições autênticas ou para desfrutar dos cheiros e sabores tão característicos desta zona, o que não falta na época natalícia são motivos para visitar o Centro de Portugal.
Se gosta de conhecer tradições, convidamo-lo a uma viagem por alguns dos costumes mais antigos da população portuguesa, como maior Madeiro do país (Penamacor), o Magusto da Velha (Aldeia Viçosa, Guarda), a Aldeia de Natal de Cabeça (Seia) ou o maior Presépio Natural de Portugal (Sabugal).
Já na animação para crianças, a viagem vai de Alenquer a Águeda, passando por Óbidos, Montemor-o-Velho e Penela, em mais de 200 quilómetros com as mais variadas diversões e animações para os mais pequenos.
Se, na época natalícia, precisa de momentos para estar a dois, também pode optar por destinos que garantem o cenário de sonho para a sua escapadinha.
Como o Natal é altura de boas e prazerosas refeições, também há muito a degustar no Centro de Portugal, como o queijo Serra da Estrela DOP ou as filhós de Proença-a-Nova que vão inaugurar a época natalícia com toda a pompa.
Despertou-lhe a curiosidade? Então, venha daí. O Centro de Portugal está à espera para o receber.
Para aqueles que gostam de viver as tradições de Natal
Natal na Região Centro de Portugal é sinónimo de tradições. Uma das mais antigas realiza-se em Penamacor, onde se acende o maior madeiro de Natal do país. Esta fogueira acende-se no adro da Igreja após a Missa do Galo, onde os penamacorenses se reúnem.
Não muito longe dali, no Sabugal, encontra-se o maior presépio natural de Portugal, construído com recurso a materiais recolhidos na natureza, tais como troncos de castanheiros, heras e musgos. Esta recriação contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a Natividade, a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante da história.
No concelho da Guarda, na Aldeia Viçosa, assista a uma tradição com mais de três séculos: o Magusto da Velha. A 26 de Dezembro, cerca de 150 quilos de castanhas são atiradas do cimo do campanário da igreja, enquanto os sinos repicam insistentemente. Segundo a lenda, trata-se de uma homenagem a uma velha que deixou um grande legado à igreja da Vila do Porco. Por fim, mas não por último, os apreciadores da quadra não podem perder uma visita a Cabeça.
Nesta pequena aldeia no topo da Serra da Estrela o Natal é vivido com intensidade pelos cerca de 170 habitantes locais que, todos os anos, fazem com as suas próprias mãos a decoração das ruas com recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais.
Aqui, fetos, folhas de milho, ramos de videira ou de pinheiro são transformados em bonitas decorações de Natal num conjunto em que transparece a essência desta aldeia: tudo é feito com afinco e muito carinho pelos habitantes, em estilo ecodesign.
O charme da aldeia encantou inclusivamente os jornalistas do diário britânico The Guardian que, em 2021, a distinguiram como um dos destinos a visitar no Natal.
Sabia que aldeia de Cabeça foi destacada pelo jornal britânico The Guardian pela forma como vive o Natal?
Para aqueles que têm famílias com crianças
Ninguém vive com mais entusiasmo a época natalícia do que as crianças e, no Centro de Portugal há muito para elas conhecerem. Como a Vila de Natal de Óbidos, onde de 30 de Novembro a 31 de Dezembro há jogos, uma rampa de gelo, um comboio, um carrossel, uma aldeia do Presépio Português e um chalet do Pai Natal dentro das muralhas da vila.
Pais Natal há muitos, mas nenhum do tamanho dos de Águeda, que tem o maior e o menor do mundo. O maior com 21 metros e iluminado por 250 mil leds e o menor que só consegue ser visto ao microscópio. Os guarda-chuvas coloridos e o Mercado de Natal reforçam ainda a ideia de que Águeda é mesmo um destino a visitar nesta quadra.
Como o Natal é época de presépios, vale a pena ir a Alenquer, local onde há registo do primeiro presépio (que data de 1569). Ao longo da encosta, são várias as actividades que encantam a localidade durante três semanas.
Na região de Coimbra, há três paragens obrigatórias para os mais pequenos: de 1 de Dezembro a 7 de Janeiro, o Portugal dos Pequenitos vai transformar-se numa Fábrica de Brinquedos, onde crianças e jovens de todas as idades podem construir centenas de brinquedos para serem oferecidos a Centros de Acolhimento de Crianças e Jovens, de norte a sul do país. Adquira já os bilhetes online ou no local.
Em Penela, o Penela Presépio, com mais de 370 figuras, a animação com peças de teatro, malabarismo, o ilusionismo e uma viagem no comboio de Natal, farão o encanto de todos os visitantes. Já em Montemor-o-Velho, o castelo enfeita-se e disponibiliza espectáculos diários durante todo o mês de Dezembro.
Para aqueles que querem uma escapadinha a dois
ONatal é a época da família, mas também pode ser para reservar momentos a dois no Centro de Portugal. Como na Serra da Estrela, um dos locais mais altos de Portugal Continental, onde podem juntos ficar numa das muitas unidades hoteleiras da região e saborear os sabores tradicionais como queijo, enchidos, azeite, mel, nozes, castanhas, vinhos e doçaria.
E Natal vestido de branco tem sempre outro encanto. E, também por isso, a Serra da Estrela é imperdível nesta época do ano. Seja para apreciar a beleza da paisagem ou para praticar snowboard ou esqui, este é o destino ideal dos amantes de neve uma vez que a Serra da Estrela possui a única estância de esqui totalmente equipada do país.
No Piódão, Aldeia Histórica do concelho de Arganil, pode desfrutar-se do sossego e da paisagem, composta por casas feitas em xisto com as suas já tradicionais janelas e portas azuis. À noite, toda a aldeia se ilumina, num cenário que, no Natal e com as suas decorações, se torna ainda mais mágico e envolvente.
Créditos: Município de Viseu
Créditos: Município de Viseu
Piódão | Créditos: Câmara Municipal de Arganil
Piódão | Créditos: Câmara Municipal de Arganil
Piódão | Créditos: Turismo do Centro
Piódão | Créditos: Turismo do Centro
Serra da Estrela
Serra da Estrela
Nas Aldeias do Xisto, o presente de Natal é para as crianças, mas é também um excelente motivo para reunir família e amigos. Um pouco por todo o território há feiras e mercadinhos de Natal, iluminações, teatros, concertos, animação de rua e muita alegria. Aproveite as campanhas de alojamento e pernoite numa das 27 Aldeias do Xisto. Doze delas situam-se na zona da Serra da Lousã, cinco na Serra do Açor, seis a acompanhar o rio Zêzere e quatro junto ao Tejo-Ocreza. Aqui, o Natal só pode ser especial.
Antes de planear a viagem, outras sugestões: tanto do interior como do litoral. No interior, a região de Viseu Dão Lafões, onde se mistura a beleza das paisagens com a melhor gastronomia, em municípios que são destinos perfeitos, sobretudo nos meses frios, em que adquirem uma magia especial.
No litoral, a Ria de Aveiro é sempre convidativa para um passeio natalício, seja a saborear um pão-de-ló de Ovar, a aproveitar a vista em Ílhavo ou a percorrer a ecopista do Vouga, que se liga agora à Ecopista do Dão.
No Médio Tejo e na Região de Leiria, sucedem-se animados eventos de Natal que espalham magia, cor e muita alegria.
Para aqueles que adoram
a boa gastronomia
Com a época natalícia vêm as mais variadas especialidades para ter à mesa, e o Centro de Portugal é o local ideal para as encontrar. Como no Natal Serrano de Pampilhosa da Serra, onde se pode visitar o Festival da Filhó Espichada e saborear uma típica Tibornada de Bacalhau.
Para quem gosta de doces, pode aprender a fazer Filhós de Natal em Proença-a-Nova. Este doce tão característico da Beira Baixa é tradicionalmente feito à lareira na noite da Consoada, e polvilhado com açúcar e canela.
Em qualquer mesa de Natal fica bem um queijo Serra da Estrela DOP. Esta iguaria, obtida a partir de leite cru de ovelha, é produzida em cerca de duas dezenas de municípios dos distritos de Coimbra, Viseu, Castelo Branco e Guarda.
Venha viver esta época mágica no Centro de Portugal
CONTEÚDO COMERCIAL