woman wearing brown and black coat

Óculos e auto-estima

Uma relação que está para durar

Usar óculos pode, afinal, contribuir para aumentar a auto-estima. E a tecnologia ajuda nesse objectivo, ao permitir que qualquer pessoa disponha de umas armações personalizadas.

woman wearing brown and black coat

Se nasceu antes dos actuais millennials, com certeza que se lembra que usar óculos não era a melhor coisa que poderia acontecer a uma criança. Certo? E isto porque havia algum estigma, e também alcunhas pouco simpáticas para quem precisava de corrigir a visão. Felizmente, as coisas mudaram. E muito.

A mudança foi tal que, hoje, além de cumprirem cada vez mais o seu propósito funcional, os óculos são também vistos como um acessório de moda. E, mais do que isso, como uma ferramenta que permite influenciar a imagem que os outros têm de nós, aumentando a auto-confiança e auto-estima. E tudo isto graças a umas simples armações.

Escusado será dizer que se essas armações puderem ser personalizadas – isto é, apresentarem cores e formatos escolhidos a dedo, e ainda as medidas exactas do rosto de quem as vai usar – essa autoestima, associada ao conforto, subirá em flecha. E, sim, isto já possível, graças ao software VEA - Virtual Eyewear Assistant, que em Portugal é exclusivo das lojas Alberto Oculista.

O que é o VEA?
E como funciona?

Com larga experiência na utilização do VEA – e na transformação de vidas graças a esta tecnologia – Ana Martins, Directora de Operações de Lisboa da Alberto Oculista, sublinha que os óculos que resultam da utilização deste software são 100% personalizados, ou seja, “as armações são feitas à escolha do cliente em todos os sentidos, podendo este escolher o formato da armação, a cor da frente, das hastes, e ainda escrever algo, desde o nome a uma palavra, para que, deste modo, tenha uns óculos únicos”.

Mas não é só o lado estético que sai a ganhar, já que é grande o conforto que resulta do facto de os óculos serem feitos com as medidas exactas do rosto de quem os vai usar, destaca.

Com o simples recurso a um tablet, é feita a leitura biométrica do rosto, sendo de imediato apresentados os aros mais indicados para o mesmo. A partir daí, basta escolher o formato, as cores e a restante personalização, numa operação que não dura mais que dez a quinze minutos. E já está. Depois, a informação segue para a produção, demorando sete a dez dias úteis até os óculos estarem prontos para entrega.

Para quem?
Para todos, sem excepção

A psicóloga Carla Correia Marques reforça a importância que os óculos têm vindo a conquistar na sociedade, e o seu inegável impacto na melhoria da auto-estima de quem os usa. “Hoje, trabalham-se diferentes perspectivas e dimensões do bem-estar individual, sendo a primeira premissa o conforto. A visão, um dos cinco sentidos, é responsável por captar o estímulo luminoso e promover a percepção de imagens, por isso, é fundamental para percepcionarmos tudo o que nos rodeia”, refere, acrescentando que “os óculos vêm potenciar este estímulo e facilitar a vida de quem precisa deles para ter uma melhor visão”.

No entanto, quando a necessidade é aliada ao conforto, há outras vias que se abrem e potenciam: “Se me sinto bem com o que uso, se é adequado ao meu rosto, à minha personalidade, se reflecte a imagem que tenho de mim ou que quero transmitir aos outros, então, o meu bem-estar vai ser impactado. Por isso, estar confortável reflecte-se no equilíbrio emocional e na auto-estima, o que explica a grande importância que a escolha dos óculos tem actualmente.”

Nas suas palavras, “a moda e o marketing, bem como a evolução da indústria, de novos materiais e tecnologia, foram tornando os óculos mais leves, com diferentes estilos, armações mais apelativas para as diferentes idades e necessidades, o que veio facilitar e alterar os pré-conceitos de antigamente”. É o caso, por exemplo, de tecnologias como o software VEA, que permite a total personalização das armações, em função dos gostos, personalidade e medidas biométricas de cada pessoa.

Unsplash

Unsplash

Unsplash

Unsplash

Como nos vêem

e

como nos vemos

Ao longo dos anos, vários estudos têm vindo a ser levados a cabo sobre este tema, e segundo os resultados de uma investigação publicada no European Journal of Social Psychology, há mesmo tendência para se associar a imagem de pessoas que usam óculos a profissões habitualmente relacionadas com a inteligência. A tendência é de tal forma que algumas investigações correlacionam o uso de óculos com uma maior percepção de competência e, por conseguinte, a uma maior probabilidade de melhores resultados eleitorais.

Mas além de alterar a forma como os outros nos vêem, os óculos também podem alterar a forma como quem os usa se auto-percepciona. De acordo com Carla Correia Marques, “a auto-imagem é a forma como cada um se vê e a forma como nos vemos tem influência na forma como nos sentimos e agimos. Se usar óculos fizer determinada pessoa sentir-se mais inteligente, mais interessante, mais profissional ou mais organizada, por exemplo, então, a auto-confiança quando os usa aumenta, bem como a autoestima e a percepção de si torna-se muito mais positiva. Como consequência, o bem-estar e a qualidade de vida aumentam”.

Mais e melhor

auto-expressão

Com a maior diversidade de formatos e cores disponíveis para a personalização de armações, os óculos acabam por ser um poderoso contributo para que cada pessoa se exprima mais e melhor, nomeadamente, em termos de personalidade. Carla Correia Marques confirma-o, sublinhando que “quanto mais os acessórios que usamos estiverem em consonância com o que sentimos e com o que somos, mais facilmente comunicamos, mais confiantes enfrentamos desafios e alcançamos objectivos”.

Ainda assim, deixa claro que “há todo um trabalho interno que tem de ser feito e desenvolvido por cada pessoa, ao longo da vida, para encontrar equilíbrio e saúde integral”. Tendo isso em consideração, admite que “existe, sem dúvida, uma correlação entre o fora e o dentro, entre a essência e a aparência, pois a harmonia entre o interior e exterior é o verdadeiro equilíbrio pessoal”. Nesse sentido, reconhece que “é importante que as características físicas, sociais e emocionais de cada um possam ser reflectidas nos óculos usados”.

O serviço Óculos 100% à medida, assente na tecnologia VEA - Virtual Eyewear Assistant, está disponível em todas as lojas da rede Alberto Oculista para que toda as pessoas possam dispor de uns óculos personalizados.

Depois de experimentar o bem-estar de ter uns óculos criados inteiramente por si e para si, dificilmente será capaz de prescindir deste conforto. Aliás, o mais difícil será (acredite) limitar-se a um único par de óculos.

CONTEÚDO COMERCIAL