O diamante

Diz a célebre frase que os diamantes são eternos. O que não quer dizer que não evoluam, graças à modernidade eléctrica, tecnologias úteis e design mais sustentável.

Existem símbolos que são automaticamente reconhecidos e que vivem numa sinergia entre a história que guardam em si e os sonhos que provocam. Um desses símbolos é o diamante, mas não aquele em que está a pensar.

Na zona frontal de vários ícones do mundo automóvel, o diamante é sinónimo de conforto, performance, design e até de um certo companheirismo. Tudo isto porque o diamante é o eterno símbolo da marca francesa Renault.

Um diamante que hoje, décadas depois de encontrar o seu caminho até à grelha frontal de um nome incontornável na história do sector automóvel – e nas histórias de milhões de pessoas – se reinventa, para dar origem a um novo ícone, que mantém, ainda assim o nome que nos é tão familiar: Scenic.

Um legado não se esquece.
Enriquece-se.

O Renault Scenic E-Tech reinterpreta o ADN de automóvel familiar para responder aos desafios do seu tempo. O mais recente membro da nova geração da família "voiture a vivre" é um diamante que se reinventou.

O Scenic E-Tech, 100% eléctrico, completa a gama de automóveis exclusivamente movidos a bateria da Renault para o segmento C. O primeiro automóvel familiar eléctrico da marca francesa concebido de forma sustentável para o conforto de toda a família encarna, também, a estratégia de desenvolvimento sustentável da Renault, que se preocupa com o bem-estar dos seus passageiros e do planeta. As fortes escolhas estratégicas de design e tecnologia que orientaram a criação do Scenic E-Tech não passaram despercebidas aos especialistas, que o distinguiram com o troféu “Car of the Year 2024” (COTY) atribuído pelo júri europeu, tal como tinha acontecido com a primeira geração do Scenic, em 1997, que foi o primeiro MPV (monovolume) compacto da história automóvel europeia.

O Scenic E-Tech reinventa a norma do automóvel familiar para responder aos desafios do seu tempo: evolução dos hábitos de mobilidade, evolução das aspirações em termos de conforto e segurança, maior escassez de recursos e redução da pegada de carbono associada aos transportes.

Mais: mantém o seu ADN e continua a ser concebido para ser o primeiro automóvel do agregado familiar, aquele que é utilizado para as longas viagens de fim-de-semana ou de férias.

Mas fá-lo com um grupo propulsor 100% elétrico, com uma autonomia máxima de 625 km (WLTP) e um carregamento rápido até 150 kW, para responder às necessidades das famílias que procuram evasão. Tal como o Megane E-Tech e o futuro citadino Renault 5 E-Tech, o Scenic E-Tech é produzido em França, na fábrica da Ampere (entidade do Grupo Renault especializada em veículos eléctricos e software), em Douai.

Até 24% dos materiais do Scenic E-Tech estão em conformidade com os princípios da economia circular e, nos termos da Directiva 2005/64/CE, da UE, 90% da sua massa - incluindo a bateria - pode ser reciclada em instalações industriais. O Scenic E-Tech não inclui nenhum elemento em pele de origem animal, nem utiliza terras raras no motor eléctrico. Contrariando a tendência do mercado, o automóvel não é sobredimensionado em termos de tamanho e peso, marcando a balança apenas 1,85 toneladas. Já o motor eléctrico, também é fabricado em França, na Megafactory de Cléon (Normandia). Nesta quinta geração, a produção em circuito curto é objecto de grande atenção: 54% das peças do Scenic E-Tech (333 em 613) são fabricadas por fornecedores franceses, dos quais mais de metade estão situados a menos de 100 km da unidade industrial.

DESIGN
de griffe

Símbolo de uma nova geração de automóveis familiares, o Scenic E-Tech está em perfeita sintonia com a época. Alguns dos seus visuais e características provêm do mundo dos SUV. A sua linha de cintura rebaixada, com linhas fluidas, dá-lhe um toque de berlina.

O resultado traduz-se num equilíbrio perfeito entre um estilo moderno, harmoniosamente adaptado, um conforto interior sem compromissos e uma aerodinâmica optimizada.

O seu design reflecte a nova linguagem visual da Renault, lançada por Gilles Vidal, ao fundir, de forma hábil, as linhas e os pormenores técnicos profundamente modernos, com as curvas amplas que definem as “voitures a vivre” (“automóveis para viver”) da marca.

Na frente, as cortinas de ar sob as luzes diurnas melhoram a entrada de ar à volta do veículo. O perfil entrelaça uma ampla curvatura e cumes acentuados. A traseira esculpida elimina o arrastamento, com uma linha clara e característica de cada lado do pára-choques. Os vãos dianteiros e traseiros muito curtos e as jantes (19” ou 20”) tão próximas quanto possível dos cantos da carroçaria são algumas das características de design tornadas possíveis pela plataforma AmpR Medium.

Como resultado, o Scenic E-Tech é um automóvel robusto, com uma personalidade poderosa.

A linha de cintura contorna os rebordos dos vidros traseiros, sublinhando a silhueta dinâmica e acrescentando força à volta das rodas traseiras. As protecções da base das portas, os extensores das cavas das rodas e as placas de protecção dianteiras e traseiras acentuam a personalidade segura. O logótipo Nouvel'R na dianteira e o novo padrão de faróis com assinatura Renault sublinham a imagem de marca.

Ingrid wears Galdhøpiggen

Ingrid wears Galdhøpiggen

Lars wears Glittertind

Lars wears Glittertind

O Renault Scenic E-Tech está disponível em seis cores: vermelho “Flamme”, azul “Noturno”, preto “Estrela”, cinzento “Shiste”, cinzento “Shiste Acetinado” (exclusivo da versão Esprit Alpine) e branco “Nacarado”. Esta última realça o aspecto simples e generoso do automóvel, acentuando as linhas da carroçaria.

Com a sua longa distância entre eixos (2,78 m), os passageiros traseiros têm 278 mm de espaço para os joelhos, usufruindo de conforto extra. Beneficiam, também, de um generoso espaço para a cabeça (884 mm), igualmente disponível nas versões equipadas com o tecto de vidro panorâmico opacificante Solarbay. Já a bagageira, oferece 545 litros, chegando aos 1.670 litros com o banco traseiro rebatido.

O Scenic E-Tech, disponível nas versões Evolution, Techno, Esprit Alpine e Iconic, tira partido da tecnologia para facilitar a interacção entre todos a bordo.

Coração
eléctrico

O Scenic E-Tech aposta num motor síncrono excitado mais compacto e mais leve, com oito núcleos magnéticos. Disponível em duas versões (125 kW - 170 cv - e 280 Nm; 160 kW - 220 cv - e 300 Nm), foi desenvolvido no seio da Aliança e é, agora, fabricado na Megafactory de Cléon (Normandia). Não contém metais de terras raras, o que significa que tem um impacto menor no ambiente. Beneficia do facto de estar no centro de um eco-sistema de produção responsável, baseado em França. Em termos de capacidades de bateria, são duas as opções à escolha: 60 kWh para uma autonomia máxima de 430 km (WLTP), combinado com o motor de 125 kW; 87 kWh para uma autonomia máxima de 625 km (WLTP), combinado com o motor de 160 kW.


O Grupo Renault é o primeiro constructor automóvel a actuar sobre todo o ciclo de vida das baterias. Desenvolveu uma sólida experiência para se tornar mais sustentável e alargar a autonomia de utilização dos automóveis. A concepção modular da bateria eléctrica do Scenic E-Tech facilita a sua reparação, uma vez que cada módulo defeituoso pode ser substituído em mais de 20 centros de assistência na Europa. E quando o automóvel chega ao fim da sua vida útil, a bateria tem ainda, muitas vezes, entre 60% e 70% da sua capacidade de armazenamento original.

No final da sua vida útil, as baterias podem, então, ser recicladas, passando, primeiro, pelas fases de desmantelamento e extração dos elementos estruturais: plástico, metais e cablagem, que são enviados separadamente para os respectivos canais de reciclagem. Os módulos são processados por operadores especializados no manuseamento de baterias de iões de lítio.

Compatível com vários sistemas de carregamento, o que torna a condução ainda mais agradável, o Scenic E-Tech disponibiliza, em todas as versões, um carregador incorporado, que funciona com carregadores rápidos DC e com sistemas domésticos AC monofásicos. A compatibilidade com sistemas de carregamento trifásicos de corrente alternada que fornecem até 22 kW - comuns nas cidades e que permitem o carregamento rápido, muitas vezes a um custo razoável – é, também, outro dos trunfos. E graças ao Google Maps, tudo é optimizado para tornar cada viagem o mais simples possível. O sistema define o melhor trajecto e utiliza as preferências do condutor para pré-seleccionar a estação de carregamento mais rápida, mas estas podem ser modificadas se não forem adequadas.

Pensado de A a Z

Os componentes ferrosos do Scenic E-Tech (estrutura, carroçaria, eixos e partes do chassis, entre outras.) são fabricados, em média, com 37% de materiais reciclados, com o capot e as portas a incorporarem até 40% de alumínio reciclado. O alumínio é utilizado de acordo com os princípios da economia circular.

Durante as operações de corte, em que as peças são cortadas a partir de chapas metálicas, as aparas são seleccionadas, compactadas e devolvidas ao fornecedor inicial, que as introduz de novo na sua linha de produção. São, depois, enviados de volta para a fábrica para serem prensados em mais peças. Este ciclo fechado de reciclagem ajuda a reduzir as emissões de carbono durante a produção do automóvel e a assegurar os níveis de stock de material. O alumínio também torna a carroçaria do automóvel mais leve, para assegurar maior eficiência.

Tal como no exterior, vários componentes do interior do Scenic E-Tech são fabricados a partir de materiais reciclados ou renováveis.

Um sinal de que este é um "diamante" completamente reinventado,
até visto à luz da sustentabilidade.

Reinvente-se também com
o novo SCENIC E-TECH.

CONTEÚDO COMERCIAL