“M” de mais, para todos

Mil e um encantos e descobertas sem fim no segredo mais bem guardado do Mediterrâneo

Muitas vezes, quando pensamos em destinos novos para descobrir, acabamos por ajustar a nossa viagem a um determinado tipo de descoberta: o destino mais idílico, histórico, desportivo, cultural ou gastronómico... Mas quantas vezes conseguimos encontrar um só lugar que é tudo isso e muito mais?

Malta é o destino para as férias de todos, e no seu território cabem tantas novas aventuras como as que conseguirmos sonhar.

Item 1 of 5

Um destino digno de filme

O arquipélago das Ilhas Maltesas é uma das mais belas pérolas do Mediterrâneo. Constituído pelas ilhas de Malta, Comino e Gozo, é conhecido pelas suas praias de águas cristalinas e pelo seu agradável clima, com bastante sol e temperaturas amenas. E como se as suas praias de sonho não fossem motivo suficiente para visitar Malta, há muito mais para descobrir e viver neste território.

Com mais de 7 mil anos de História, Malta leva-nos a viajar no tempo e oferece experiências para todo o tipo de viajantes.

Para os aventureiros, há magníficas baías, desfiladeiros, falésias, grutas e lagoas para explorar; para os apaixonados por História, há incríveis fortalezas, templos megalíticos, sítios arqueológicos (classificados como Património Mundial da UNESCO), igrejas, catedrais, basílicas e até abrigos da Segunda Guerra Mundial; e para os amantes de comida há uma gastronomia que cruza a culinária siciliana com a britânica e a espanhola, contando também com influências dos Norte de África, numa inesperada fusão de sabores mediterrâneos.

A gastronomia maltesa é uma junção de culinárias do mundo

A gastronomia maltesa é uma junção de culinárias do mundo

Mas há mais: quem adora fotografia não vai resistir a registar os pitorescos recantos de Malta e os cinéfilos vão encontrar aqui alguns dos mais impressionantes cenários dos seus filmes preferidos. Sim, Malta é tão irresistível que é constantemente escolhida como pano de fundo para a Sétima Arte. Foram aqui gravados filmes tão conhecidos do grande público como “Gladiador” (2000), “O Conde de Monte Cristo” (2002), “Tróia” (2004), “Munique” (2005), “Ágora” (2009) ou a série “A Guerra dos Tronos” (2011).

Aponte as dicas que se seguem e venha descobrir um dos destinos mais fascinantes do mundo.

Mdina

a “Cidade do Silêncio”

Comece a sua viagem pela guardiã da História das Ilhas Maltesas: Mdina. Fundada pelos fenícios durante a sua ocupação em 700 a.C., guarda ainda vestígios da sua passagem, assim como de outros povos: é um dos mais valiosos tesouros históricos do arquipélago e um livro aberto sobre as suas origens. Localizada no topo de uma colina, no centro de Malta, oferece ainda incríveis vistas panorâmicas sobre a ilha. É conhecida como a “Cidade do Silêncio” devido à tranquilidade que se sente pelas suas ruas.

Mdina foi a capital da Ilha de Malta desde a antiguidade até à época medival.

Passaram por Mdina também os romanos, árabes e Cavaleiros da Ordem de Malta, cujas marcas da sua ocupação podem ser apreciadas até aos dias de hoje. Da ocupação árabe, ficou o típico traçado urbano das suas cidades, marcado por ruas estreitas e que se entrelaçam entre si. Por aqui, encontramos lugares emblemáticos e incontornáveis de Malta como a Porta de Mdina, a Domus Romana, os jardins Howard ou a Casa Medieval Palazzo Falson. Em todos estes locais se pode apreciar o panorama multicultural que ajuda a compreender a evolução deste país rico em História.

Mdina, na ilha de Malta

Mdina, na ilha de Malta

O charme das cidades medievais de Malta

Valletta, a capital, é outra das cidades que conta a História de Malta. Erigida pelos Cavaleiros da Ordem de Malta, no século XVI, encontra-se incrivelmente bem conservada. Valletta é a capital mais pequena da Europa e foi classificada como Património Mundial da UNESCO, em 1980. Repleta de muralhas e bastiões, emoldurada pelo azul brilhante do Mediterrâneo, é uma viagem plena de magia pelo passado de Malta.

Apesar dos inúmeros ataques e terramotos que já sofreu, Valletta mantém o seu aspecto original: encantadoras ruas em pedra, fachadas de pedra calcária em tons de mel e as típicas varandas maltesas em ferro. Vale a pena percorrer Valletta a pé para descobrir cada recanto e visitar a Co-Catedral de São João ou o majestoso Palácio do Grão-Mestre, por exemplo.

Varandas de ferro, muito típicas em Malta

Varandas de ferro, muito típicas em Malta

Não perca também as Três Cidades - Senglea, Vittoriosa e Cospicua - , repletas de igrejas, palácios, fortes e muralhas que são testemunhas de séculos de batalhas e conquistas dos malteses. Em Senglea, não deixe de conhecer o seu cartão-de-visita, o Forte de São Miguel; e em Cospicua, visite a Igreja da Imaculada Conceição. Em Vittoriosa, descubra o impressionante Forte de Sant'Ângelo.

Gozo

a ilha perfeita para desconectar

A Ilha de Gozo é o destino ideal para quem precisa de fugir do bulício das cidades e simplesmente relaxar. Um lugar com uma riqueza cultural de séculos de História, paisagens impressionantes e uma hospitalidade sem igual.

Em Gozo há autênticos oásis de tranquilidade para passear e descontrair, sem pressas. Perca-se no Jardim Botânico de San Lawrenz ou no Templo de Ggantija, um templo megalítico, considerado um dos mais antigos do mundo.

Tem a oportunidade de fazer aulas de yoga e meditação junto às baías da Ilha de Gozo

Tem a oportunidade de fazer aulas de yoga e meditação junto às baías da Ilha de Gozo

A fascinante História e cultura das Ilhas Maltesas também se revela em Gozo, nomeadamente na capital da ilha, Victoria. Aqui, os visitantes podem conhecer tesouros do século XVII, como a Catedral de Nossa Senhora da Assunção, onde se encontra uma vastíssima colecção de arte sacra. O Museu Arqueológico e o Museu Etnográfico continuam esta viagem ao passado de Malta, com peças que guardam os segredos da origem destas ilhas.

Malta

o encanto debaixo de água

Se as águas cristalinas são um dos atractivos de Malta, então não pode deixar de mergulhar nas suas praias e baías e deixar-se apaixonar pela magia do Mar Mediterrâneo. Na llha de Malta, dê um salto até Saint Peter’s Pool e descubra a piscina natural ideal para relaxar após um passeio pelas cidades – os mais corajosos podem até mergulhar do topo da falésia para o mar, submergindo nas águas azul turquesa.

Os praticantes de mergulho – e também aqueles que queiram experimentar – encontram em Malta a oportunidade perfeita: com uma visibilidade de mais de 30 metros e temperaturas marinhas que oscilam entre os 14 graus no inverno e os 28 graus no verão, o arquipélago oferece condições óptimas para mergulhar, durante todo o ano. Nas águas de Malta, Gozo e Comino, há muitos lugares de onde mergulhar, de barco ou a partir da costa, e inúmeras formações rochosas e paisagísticas para descobrir.

No sul da Ilha de Malta, na zona de Wied Iz Zurrieq, encontra-se a Blue Grotto, um dos lugares mais famosos do Mediterrâneo para a prática do mergulho.

Trata-se de um complexo de seis cavernas marinhas, onde os mergulhadores podem admirar rochas cobertas de corais, a fauna marinha da zona, bem como os impressionantes jogos de luzes criados pelo sol, quando é refletido nas suas águas.

Na Ilha de Comino, conhecida pela beleza da Blue Lagoon, também existem vários lugares maravilhosos para a prática de mergulho. Por exemplo, a St. Marija Caves, que conta com formações de coral espectaculares e uma riquíssima diversidade de espécies marinhas dentro de um labirinto de grutas submarinas.

Item 1 of 8

Conselhos úteis

Para preparar a sua viagem a esta pérola do Mediterrâneo, guarde estes detalhes:

Língua Oficial

Maltês e Inglês

Moeda Oficial

Euro

Visto

Como Malta é membro da EU, os cidadãos portugueses não precisam de visto nem passaporte para visitar Malta.

Como chegar

De Portugal, várias companhias aéreas viajam diariamente para Malta, mas muitos voos implicam escala. Uma viagem directa dura cerca de 3 horas.

Quando visitar Malta

Com um clima privilegiado durante todo o ano, a escolha sobre quando visitar as Ilhas Maltesas depende do tipo de actividades que prefere.

Com mais de 300 dias de sol por ano, facilmente encontrará uma janela temporal perfeita para passear pelos recantos das Ilhas e aproveitar todas as actividades disponíveis.

Agora que o deixámos de olhos arregalados com as cores e promessas de Malta, só falta marcar a viagem e partir à aventura. Bons passeios!

CONTEÚDO COMERCIAL