EM BUSCA DE
TALENTO


Em 2024 a FNAC volta a premiar os destaques emergentes na cultura nacional, com a nova edição dos prémios NTF: Novos Talentos FNAC. Como se tornou tradição, os vencedores serão revelados no FNAC Live, um dia inteiro recheado de música ao vivo e outras atracções.

A cultura, democratizada

A FNAC apresentou-se desde sempre como uma das maiores impulsionadoras da cultura nacional, tanto na promoção dos melhores artistas nacionais como na procura incessante de novos talentos. E para a FNAC a arte não conhece limites. Por essa mesma razão, os prémios NTF premeiam os artistas nacionais mais promissores nas áreas do Cinema, da Escrita, da Música, da Fotografia, da Ilustração e dos Videojogos.

A decorrer há 21 anos, os prémios NTF procuram destacar artistas ainda desconhecidos que se distinguem pela inovação e qualidade do seu trabalho. O vencedor de cada categoria terá direito a um prémio monetário no valor de 5.000€, havendo ainda muitos outros prémios, tanto monetários como de formação, para outros candidatos que se tenham destacado na Selecção.

O talento
reconhece-se

Sobre os ombros de
gigantes

As inscrições estão abertas até ao dia 21 de Abril através do site da FNAC e o critério de selecção não fica por mãos alheias.

A avaliar os novos talentos estão alguns dos nomes mais conceituados em cada uma das áreas, como é o caso de Tiago Guedes (cinema), João Tordo (escrita), Rui Miguel Abreu (música), João Porfírio (fotografia), Leonor Zamith (ilustração) ou Ricardo Flores (videojogos), entre muitos outros.

Sendo um concurso, o NTF é ainda assim algo mais: é o cume de um trabalho de vários anos e que se materializa em várias iniciativas, todas elas empenhadas em dar mais visibilidade à cultura em Portugal - e aos artistas que a cultivam.

Não é de estranhar que muitos dos nomes que hoje nos cantam ao ouvido, que nos emocionam com as suas palavras escritas, com o rasgar do seu traço ou com a sua capacidade para captar as imagens decisivos, tenham encontrado a génese da sua aventura artística no NTF.

OS PRÉMIOS EM NÚMEROS
Desde 2018 os prémios NTF já distinguiram e promoveram muitos artistas emergentes nas mais variadas áreas.

Cinema
6 vencedores
14 menções honrosas
Destaque: Leonor Botelho (Vencedora em 2023)

Ilustração
4 vencedores
8 menções honrosas
Destaque: Eva Daniela Alves vieira (Vencedora em 2020)

Música
6 vencedores
14 menções honrosas
Destaque: Acácia Maior (Vencedor em 2021)

Fotografia
6 vencedores
12 menções honrosas
Destaque: João Silva (Vencedor em 2022)

Escrita
10 vencedores
10 menções honrosas
Destaque: Frederico Van Zeller (Vencedor em 2020)

Videojogos
3 vencedores
6 menções honrosas
Destaque: Afonso Lage (vencedor em 2022)

Consagração ao vivo

Em 2024, a entrega dos prémios NTF marcará também o início do FNACLive.

Numa sinergia recente estabelecida, o concurso Novos Talentos FNAC combina-se com o festival urbano de entrada livre que junta num só cartaz alguns dos nomes mais reconhecidos da música portuguesa e os novos talentos a emergir neste ano.

A realizar no mês de Junho, o FNACLive tem é um recinto com dois palcos, foodtrucks e bares: tudo o que é preciso para passar uma boa tarde de verão, com muitos amigos e música.

O FNACLive é um festival com uma história cada vez mais presente e que atrai, ano após ano, cada vez mais fãs. Pelo palco já passaram nos últimos anos nomes como Sérgio Godinho, Gisela João, Ana Lua Caiano, Tiago Bettencourt, Rui Veloso, Lena D’Água ou David Fonseca.

 

Diversão para todos, mas especial para alguns: os grandes vencedores. Por essa mesma razão, se tem ou conhece alguém com um grande talento escondido, não deixe passar a oportunidade: até dia 21 de Abril, a FNAC está à procura de receber o seu talento!

TALENTO PROCURA-SE

CONTEÚDO COMERCIAL